Repórter Guaibense

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Colunas/Geral

E você, o que me diz?

Reflexões

E você, o que me diz?
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Analisando o comportamento de uma sociedade que a cada momento nos surpreende com alguma tomada de decisão ou atitude, nos faz  refletir para onde estamos “navegando” no campo da ética e dos valores sociais. 

A atitude é a concretização de uma intenção ou propósito, de acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo. As atitudes são patenteadas através das reações repetidas de uma pessoa.

Certas atitudes revelam bem quem são as pessoas e provocam em mim profunda decepção e cansaço”

Leia Também:

Por que motivo devemos nos engajar na mudança do mundo?

Primeiro, por uma questão de sobrevivência.

O planeta está passando por diversas mudanças, muitas delas causadas por escolhas equivocadas da humanidade, e isso pode tornar mais difícil a nossa vida. A poluição, a destruição de biomas e o desperdício de recursos pode piorar a qualidade de vida das comunidades humanas nos próximos anos, se o rumo não for revertido e tudo isso acontece por tomadas de decisão que buscam o PODER E O DINHEIRO.

Além disso, há diversas mudanças que podemos fazer para tornar a sociedade menos desigual e buscar qualidade de vida para todas as pessoas, presando pela boa-fé e pela ética nas mínimas relações.

Quando falamos de comportamento humano e de atitudes, sempre me remeto a  figura de Sócrates que foi  um divisor de águas na Filosofia Antiga, tanto que os filósofos anteriores a ele são tradicionalmente chamados de pré-socráticos. De fato, com Sócrates há uma mudança significativa no rumo das discussões filosóficas sobre a verdade e o conhecimento. Os primeiros filósofos estavam preocupados em encontrar o fundamento (arké) de todas as coisas. Sócrates, por sua vez, está mais interessado em nossa relação com os outros e com o mundo.

Curiosamente, Sócrates nada escreveu - e tudo o que sabemos dele é graças a seus discípulos, particularmente Platão. Sócrates teria tomado a inscrição da entrada do templo de Delfos como inspiração para construir sua filosofia: Conhece-te a ti mesmo.

Para compreendermos o sentido dessa frase, segundo o filósofo francês Michel Foucault (1926 - 1984), devemos inscrevê-la em uma estratégia mais geral do cuidado de si, ou seja, o que Sócrates pregava era que nós devemos nos ocupar menos com as coisas (riqueza, fama, poder) e passarmos a nos ocupar com nós mesmos. Poderia objetar-se: com que propósito deveria ocupar-me comigo mesmo? Porque é o caminho que me permite ter acesso à verdade. Mas que tipo de verdade? Obviamente não é uma verdade qualquer, tal como a fórmula química da água, mas a verdade que é capaz de transformá-lo no seu próprio ser de sujeito. É esse ato de conhecimento, capaz de promover nossa autotranscedência, de que fala Sócrates. Conhecer a mim mesmo para saber como modificar minha relação para comigo, com os outros e com o mundo.

Atitudes denotam uma opinião, posição, intenções e sentimentos ou emoções que acompanham essa intenção ou posição. Atitudes são uma tomada de uma posição sobre certos eventos, pessoas ou objetos. Definição é uma predisposição favorável ou desfavorável para objetos de atitude. Você pode ter atitudes sobre quase tudo. A questão seria sobre o que não há Atitudes

O advento das Novas tecnologias da informação e comunicação têm transformado a realidade humana, interferindo diretamente em questões culturais, políticas, sociais e econômicas, estando diretamente ligada as mudanças sociais do presente. As relações entre o Estado e a sociedade se tornam mais complexas na medida em que tecnologias, como a internet, alteram de maneira significativa na dinâmica das relações de poder na "Era da informação". Procurou-se entender a atual realidade cultural amplamente influenciada pelo digital, que altera o espaço vital numa realidade onde o espaço e o ciberespaço se mesclam e se tornam indissociáveis, modificando as interações entre os indivíduos na contemporaneidade.

Mas os valores se alteraram com tanta informação ou  será que apenas afloraram ?

A busca constante pelo poder tem alterado o objetivo real da sociedade que cada vez mais abandonam seus valores éticos com atitudes que nos surpreendem a cada dia .

Os valores éticos e as atitudes são de suma importância na construção da realidade, da dignidade de cada indivíduo e essa realidade se encontra cada vez mais no nosso cotidiano.

E, portanto, os valores são indispensáveis no processo de interatividade do eu com o outro, ou seja, o colocar-se no lugar do outro. Assim, a interação de um indivíduo se dá na medida em que há a percepção da identidade e da pluralidade em que aquele indivíduo está inserido.

Por isso do "Conhece-te a ti mesmo.", mas se as pessoas não se reconhecem nem mesmo em frente espelho, como vão poder se colocar no lugar do outro e buscar a mudança na sociedade ?

QUANDO VIRES UM HOMEM BOM, TENTA IMITÁ-LO; QUANDO VIRES UM HOMEM MAU, EXAMINA-TE A TI MESMO.

E VOCÊ, O QUE ME DIZ ?

Mais não falo, apenas reflito ....

FONTE/CRÉDITOS: felipe
Comentários:
Felipe Coimbra

Publicado por:

Felipe Coimbra

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também