O grupo Amor nas Veias promoverá dia 16 de março a 5ª edição do projeto Sangue de Mulher, que reúne voluntárias de Guaíba com a intensão de fazer um gesto simples de solidariedade: doar sangue para salvar mais vidas. A coleta será na unidade móvel do Hemocentro do Rio Grande do Sul, em frente ao Hospital Nelson Cornettet.
As inscrições estão abertas para 30 mulheres que não pertencem ao grupo. Interessadas devem entrar em contato anteriormente pelo whatsaap (51) 980186621, com Larissa.
O lema do projeto é "viver, amar e salvar". "A ideia central de tudo isto é um protesto das mulheres em relação a violência doméstica e aos feminicídios. Queremos que o sangue delas possam correr nas veias de outras mulheres e homens para salvarem vidas, e não que o sangue delas sejam desperdiçados de uma forma violenta e brutal através da violência", conta o coordenador Beto Silva.
O grupo existe há quase três anos e mensalmente, com um transporte fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, dezenas de voluntários vão aos bancos de sangue da Capital, como no Hemocentro do Rio Grande do Sul e no complexo do hospital Santa Casa. Eles saem da frente dos Hospital Nelson Cornetet, no Parque 35, e seguem para os hemocentros que mais precisam de qualquer tipo sanguíneo.
REQUISITOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
Pesar no mínimo 50 Kg com desconto de vestimentas;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS
Gripe ou febre;
Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
Tatuagem ou acupuntura nos últimos 6 meses;
Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);Herpes labial.
Comentários: