Há um ano, o município de Guaíba ganhou um local exclusivamente dedicado ao empreendedorismo. A Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social reúne uma série de serviços e instituições que possuem o mesmo objetivo: ajudar o empreendedor a desenvolver seus negócios. A Imembuí Microfinanças, a maior operadora de microcrédito do Rio Grande do Sul, é uma das organizações que fazem parte desse ambiente de inovação. A parceria, firmada em dezembro de 2023 com a Prefeitura Municipal, vem dando resultados.
Apesar do pouco tempo de programa, a linha de crédito já beneficiou 24 empreendimentos, fortalecendo 23 empregos e projetando a criação de 23 novas vagas de trabalho. Segundo dados da Imembuí, 66,6% dos empreendedores que tomaram crédito possuem renda de até 1 salário mínimo, o que reforça a importância social do microcrédito em ajudar quem mais precisa.
Para a diretora-geral adjunta da Imembuí Microfinanças, Renata Ferrari, ser parceira do empreendedor de Guaíba é um grande orgulho para a organização, que está trabalhando para que mais empreendedores conheçam o Juro Zero e possam alavancar os seus negócios.
"Conseguir recursos sem o pagamento de juros é um grande apoio ao empreendedor. Temos sido testemunhas e participantes ativos do impacto transformador que o microcrédito produtivo e orientado pode gerar, não só para os negócios individuais, mas para as famílias, as comunidades e a economia como um todo. Estamos particularmente orgulhosos do nosso pioneirismo no programa Juro Zero, uma iniciativa lançada em Santa Maria, e que agora se estende por onze cidades, incluindo Guaíba, reforçando o nosso compromisso com a prosperidade econômica e social em toda a região", afirma.
Em Guaíba, o Programa Juro Zero oferece até R$ 3,5 mil para microempreendedor individual (MEI) e R$ 5 mil para microempresa, empresa de pequeno porte, e micro e pequeno produtor rural. O grande atrativo do programa é que os juros são totalmente subsidiados pela prefeitura em cada parcela. Para aproveitar esse benefício, o empreendedor precisa apenas pagar em dia. Em caso de atraso, os juros passam a ser cobrados na parcela. O empréstimo pode ser parcelado em até 24 vezes.
O programa é uma ferramenta crucial para permitir que pequenos empreendedores prosperem e contribuam para a economia local de maneiras significativas. A Agência tem sido uma aliada indispensável nesse processo, promovendo desenvolvimento sustentável, atração de investimentos, inovação e qualificação profissional. Juntos, estamos criando um ambiente favorável e de muita proximidade com os empreendedores, que não apenas atrai novos negócios, mas também nutre e desenvolve os existentes, gerando emprego e fortalecendo nossa economia local- afirma Jacqueline Inoccente, agente de negócios da Imembuí.
Karla Brito é uma das empreendedoras de Guaíba beneficiadas pelo programa. Após ter dificuldades de voltar para o mercado de trabalho após os 40 anos, a administradora de empresas teve de se reinventar. Decidiu se especializar na área de beleza e abrir seu próprio negócio, o Karla Beauty. Ela fez cursos nas áreas de depilação, design de sobrancelhas e corte de cabelo. Porém, faltavam recursos para investir na infraestrutura e na compra de materiais. Aí, ela conheceu o Programa Juro Zero.
"Eu investi na minha especialização e me qualifiquei para atuar na área da beleza. No início, tudo é investimento. Eu precisava comprar material para conseguir atuar. E como eu estava sozinha, não tinha de onde tirar esses valores. Com a parceria fechada com a Imembuí e a prefeitura, eu consegui crédito para investir e melhorar o meu espaço. O crédito é uma baita incentivo e motiva bastante. Tudo hoje em dia é com juros. Então, quando se consegue um financiamento onde não cobram juros, a gente tem que se atirar com os dois pés, como eu digo. É uma oportunidade única. Essa parceria foi ouro" comemora Karla.
Para conseguir o empréstimo, o empreendedor precisa exercer atividade produtiva no município de Guaíba há pelo menos 6 meses. O pedido deve ser feito na Sala do Empreendedor de Guaíba (Rua Nestor de Moura Jardim, n°111), junto com a documentação exigida de acordo com a modalidade de empreendedor.
Comentários: