Um novo decreto de Guaíba, assinado pelo prefeito Marcelo Maranata nesta sexta-feira (9), restringe o funcionamento de bares e restaurantes. Eles somente poderão receber clientes até ás 22h, e os estabelecimento deverão ser fechados até 23h. O serviço de delivery segue até as 00h.
Em live com a vice-prefeita Claudinha Jardim nesta sexta-feira (8), o prefeito Marcelo Maranata confirmou que a região de Guaíba deve adotar o sistema de cogestão do Distanciamento Controlado. A atitude permite que os municípios em bandeira vermelha, por exemplo, possa ter protocolos sanitários que são da sinalização anterior, ou seja, da cor laranja.
Para o empresário Lucio Gonçalves, do pub e cafeteria Quintal Café, no Centro, o local está registrando alto número de movimento e está reforçando os protocolos sanitários e demais cuidados de prevenção ao covid-19, como distanciamento, higienização e medição da temperatura. Ele destaca que, mesmo concordando que tem que haver um cuidado com a vigilância ativa, acredita que o horário reduzido não é a melhor opção, por que acaba acrescentando maior movimento de pessoas em outros momentos específicos, que não é positivo.
- Sou contra. Tu reduz o horário de atendimento e ao mesmo tempo há muita concentração de clientes. É uma matemática simples. Não importa se vai fechar ás 23h ou ás 22h, não vai mudar o cenário por que os cuidados já estão acontecendo - diz ele.