O governador Eduardo Leite suspendeu as todas atividades comerciais das 20h às 5h, a partir desta terça-feira (22) até a próxima segunda-feira (1º). Antes era a partir das 22h. A decisão foi comunicada durante seu pronunciamento sobre o alto índice de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, sendo considerado o pior momento desde o início da pandemia, e o anúncio do mapa definitivo do Distanciamento Controlado. A região de Guaíba, que abrange cidades da Costa Doce e Carbonífera, continua em bandeira vermelha e 11 em sinalização preta.
“Estamos observando o mais acelerado e agressivo crescimento de internações desde o início da pandemia. Diante disso, convocamos prefeitos eleitos e reeleitos não para terceirizar, mas para compartilhar a responsabilidade. Todos nós recebemos a confiança da população para protegê-la, tanto do ponto de vista sanitário quanto econômico, e para encontrarmos a melhor medida das nossas ações neste momento especialmente crítico que estamos vivendo”, afirmou o governador Eduardo Leite.
Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados.
As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro, assistência social e atendimento à população vulnerável, hotéis e similares, postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros, estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega e Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa). A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.