Repórter Guaibense

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Notícias/Cultura

Músico e tradicionalista José Cláudio Machado ganhará estátua no centro de Guaíba

Homenageado faleceu há 10 anos

Músico e tradicionalista José Cláudio Machado ganhará estátua no centro de Guaíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O músico nativista José Claudio Machado completaria 73 anos de vida neste ano. Amigos e fãs de seu trabalho na música gaúcha estão elaborando um projeto de implementação de uma estátua em sua homenagem no largo que leva seu nome em frente a hidroviária de Guaíba, no Centro.

Representantes da Associação Cultural José Cláudio Machado, Paulo Deboni, Maria Luísa Deboni e Renato Fagundes, estiveram com o prefeito Marcelo Maranata na semana passada que garantiu a cedência do espaço público para colocação do monumento. Segundo Maria Luisa, o projeto ainda depende de aprovação e realização do programa do Pró-Cultura, do governo do Rio Grande do Sul. 

José Cláudio foi o vencedor da II Califórnia da Canção Nativa de 1972, com a música Pedro Guará, e um dos responsáveis pela criação da Reculuta da Canção Crioula no início da década de 80 e do Parque da Harmonia em Porto Alegre, que reúne os festejos do 20 de Setembro até hoje. 

Leia Também:

A Associação Cultural também está na produção de um livro biógrafo capitaneado pela escritora historiadora Elma Santanna e com participação da Isadora Machado Moreira, sobrinha do José Claudio. A ideia é que seja publicado em 17 de novembro, data que ele completaria seus 73 anos. 

 - Estamos tentando que este ano não se comemore a sua morte, e sim se marque mais na lembrança de todos desta grande obra realizada por este artista unânime que se tornou, com 21 discos gravados e tantas participações especiais. Sempre reconhecido em tantas rodas e que ainda nos abrem portas a nossas ideias e realizações - disse Luísa.

Ele Interpretou os mais belos versos de Mauro Moraes e participou do conjunto musical gauchesco Os Serranos em duas oportunidades, a última na metade da década de 80, quando gravou o álbum "Isto É... Os Serranos". Faleceu em dezembro de 2011 por complicações pulmonares.

Comentários:

Veja também