Depois de 35 anos dedicados à segurança pública, Bianca Burguer se aposentou da Brigada Militar. Ela foi a segunda mulher no Rio Grande do Sul a ocupar posto de coronel, em janeiro de 2019, o mais alto posto da corporação. Durante cinco anos foi comandante do CRPO Centro-Sul, que atende o policiamento ostensivo em Guaiba e mais dez cidades das regiões Costa Doce e Carbonífera.
A primeira mulher a ascender a coronel foi Ana Maria Hass, de Novo Hamburgo. Ambas pertencem à primeira turma de oficiais mulheres formadas pela corporação em 1986.
Bianca expressa que sua carreira foi pautada no policiamento ostensivo, onde passou por diversas unidades operacionais de Porto Alegre e região, sempre combatendo a criminalidade.
- Hoje quando encerro este ciclo da minha vida profissional quero agradecer aos meus colegas de farda que ombrearam comigo nestes 35 anos, pois sem eles eu não chegaria aonde cheguei. Me orgulho de ter deixado este legado para as demais policiais militares de que nós devemos sempre darmos o nosso melhor e perseguir nossos objetivos que é chegar no final da carreira conquistando o posto máximo da corporação . A palavra que resume tudo é gratidão - diz ela.

O poder feminino de segurança pública está em movimento crescente. De acordo com censo realizado pela Brigada em 2020, 16% de seus policias são mulheres. Ao contrário do passado, elas também ocupam diversos cargos na alta hierarquia da BM.
Colega de Bianca na formatura, no final de década de 90, a atual Chefe do Estado-Maior da Brigada Militar coronel Cristine Rabold também se despediu da ativa. Ela foi homenageada na sede da BM, em Porto Alegre, na segunda-feira (9).