Fundada em 05 de janeiro de 1991, a Guahyba Associação de Canoagem (GAC completou, nesta terça – feira (5), 30 anos de existência. Mas para a atual diretoria, sócios, atletas, alunos e simpatizantes da modalidade a grande celebração é o fato da entidade ter conseguido desenvolver e colocar em prática um projeto sócio ambiental, que transformou a cidade em uma das maiores potências aquáticas do Rio Grande do Sul. A entidade conta há anos com o suporte da Prefeitura Municipal de Guaíba, Parque da Juventude, centro da cidade. A Associação também sempre conta com apoio de empresas locais, principalmente da CMPC Celulose Riograndense, desde o período em que a empresa chamava-se Riocell.
Nos últimos anos o projeto recebeu o nome de “Navegando para o futuro”, onde oportuniza a jovens e adultos a experiência de praticar o esporte, além de proporcionar benefícios à saúde. Na execução das atividades tem como plano de trabalho para atender semanalmente cerca de 40 crianças e jovens das escolas da cidade. A garotada, com no máximo 18 anos de idade, pratica o esporte no turno inverso à aula e aprendem, principalmente, sobre educação ambiental em torno da sede, nas margens do Lago Guaíba, Ilha das Pedras Brancas e no Morro José Lutzenberger (também conhecido como Morro da Hidráulica). Os professores da canoagem também ministram palestras nas escolas e em outras entidades de Guaíba, sempre divulgando o trabalho e captando novos alunos.
Alunos que se destacam nas questões de disciplina e falta de evasão, são convidados para integrar a equipe de competição, composta por 15 atletas, desta forma abrindo vaga para futuros canoístas no projeto sócio ambiental - comenta o diretor técnico Nilvion Schmitt.
Também é importante mencionar que nesta equipe seis atletas são beneficiados com o Programa de Bolsa Atleta do Governo Federal, devido aos seus excelentes resultados em competições nacionais e internacionais. Dentro deste contexto a entidade já projetou muitos nomes no cenário esportivo gaúcho, nacional e internacional. O próprio presidente da entidade Hans Mallmann é uma referência na modalidade e um dos nomes que integram o time de medalhistas é Edson Silva, o Edinho. Ele começou na canoagem aos 13 anos e, atualmente, é o símbolo do esporte olímpico no Município.
O Marco da Tocha Olímpica em 2016, passando pelas principais ruas da cidade e pelas águas do Guaíba, foi sem duvida pela conquista e muito esforço do atleta olímpico Edson da Silva “Edinho”, e um reflexo de um Projeto que alcançou êxito em nosso município.