O ano de 2020 se foi. Na virada de ano fiz algumas reflexões sobre a ciência, mas principalmente sobre a vida, as quais gostaria de compartilhar com vocês.
Leia também: A minha visão de Ciência
Nesse ano que se passou fomos “impedidos” de conviver “apenas” fisicamente, já que socialmente tivemos as redes sociais como aliadas. Foi um ano em que fomos privados de observarmos sorrisos por causa do uso de máscaras. Um ano de muita tristeza pois pessoas que amávamos nos deixaram antes da hora (ou não). Porém, também foi um ano para nos reinventarmos, um ano para sairmos do comodismo, da zona de conforto e encarar os desafios que se apresentavam tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
Leia também: Que controvérsia é essa, cientista?
Em termos científicos também temos o que comemorar e o que repudiar. Temos que comemorar os avanços científicos que tivemos em 2020 como o lançamento da SpaceX, indícios de vida em Vênus e claro, a pesquisa/produção quase relâmpago de vacinas de cunho emergencial contra o Sars-CoV-2 por diversos laboratórios. EU CONFIO na ciência e não gosto de alimentar teorias da conspiração. Por exemplo: a China criar uma doença para depois criar a vacina e assim melhorar sua economia. Vacina é vacina! É graças as vacinas que doenças causadas por vírus como a varíola foram erradicadas. Entretanto, como advento dos movimentos anti-vacina, tais doenças podem retornar. Como já disse: vacina é vacina, não importa a origem. Peço a vocês que tenham PazCiência!
Em termos de repúdio, a politização da ciência e principalmente da vacina foi algo que não gostei. Não estou dizendo que ciência não se relaciona com política, se relaciona muito! Porém, a forma como os políticos se aproveitaram da pandemia foi algo repugnante. Outra coisa que não gostei foi da forma como as pessoas buscaram e compartilharam informações. Pessoas “formadas” na universidade do Facebook parecem ser mais valorizadas e ter maior respaldo do que pessoas formadas na Academia. Isso não pode acontecer! Não se faz ciência e não se informa com achismos, e sim com argumentos e fatos!
Leia também: Em quem acreditar?
Espero que em 2021 a ciência prospere ainda mais! Espero tenhamos uma forte campanha de vacinação! Espero que as pessoas retomem seus empregos! Espero que a hipocrisia e a desinformação sejam chutadas para fora do campo de jogo! Espero que os brasileiros tenham PazCiência! E por fim, espero que o espírito de cidadania e solidariedade siga existindo!
Leia também: Somos seres sociais
Finalizando esta coluna, gostaria de agradecer aos 13.658 acessos as minhas colunas. É muito gratificante saber que a ciência está se fazendo presente no cotidiano das pessoas. Nesse ano de 2021 as colunas serão mensais, devido ao tempo que está escasso. Mas continuarei aqui com vocês! Trazendo atualidades e reflexões. Um grande abraço, um bom ano e PazCiência a [email protected]!