Duas atletas que estão brilhando nas competições de skate do Brasil treinaram na pista do Parque da Juventude, no Centro de Guaíba. Sophia Rodrigues e Daffine Machado, de Porto Alegre, conheceram a pista do outro lado do Guaíba na manhã do último sábado (13).
Sophia, de apenas 8 anos, é campeã brasileira de park infantil 2023 e conquistou o Campeonatos Gaúcho de Street e Catarinense em 2022. Daffini, de 11, ficou com o 1º lugar na modalidade street no Campeonato Gaúcho de Skate, na categoria mirim, e a 7ª colocação no Campeonato Brasileiro em Belém, no Pará.
"Eu amo muito andar de skate, acho divertido, legal também é as amizades. Eu quero ir para Califórnia, participar da Olímpiadas", diz Daffini. Ela é fã das skatistas Rayssa Leal, Pamela Rosa e Gabi Mazetto.
A mãe de Daffini, Cíntia Machado, frisa que os pais trabalham muito com as atletas a amizade e a não rivalidade. O pai de Sophia, Paulo Roberto Freitas, destaca que há ainda muita discriminação feminina e que busca oportunidades de espaço no skate.
"Ela é uma guria, uma criança, que está buscando e conquistando o espaço dela fazendo a diferença num lugar machista que é o skate. Dizem que não, mas é. Elas estão buscando o espaço delas sendo vencedoras e grandes só em subir em cima do skate", destaca.

As duas foram convidadas a conhecer a pista do Parque da Juventude com o projeto Skate Solidário, que ensina crianças e adolescentes a andar de skate em Canoas, em parceria com a Komove e a North Sul.
Comentários: