O Instituto Geral de Perícias (IGP) emitiu 5 mil Carteiras de Identidade Nacional em Guaíba, de junho a dezembro do ano passado. Esse número representa mais que o dobro do mesmo período de 2023, quando o atendimento era realizado exclusivamente por agendamento, segundo a chefe do posto Lidiane Marques.
Desde fevereiro de 2024, o órgão atende 70 pessoas diariamente em uma estrutura mais ampla, localizada na Rua Otaviano Manoel de Oliveira Júnior, nº 273 (fundos). O horário de atendimento ao público é das 9h às 12h pela manhã e das 13h às 17h à tarde.
Para solicitar o novo modelo de documento, é necessário apresentar a certidão correspondente ao estado civil atual (nascimento, casamento ou casamento com averbação do divórcio) e informar o número do CPF. É importante ressaltar que não há prazo final para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, tanto para a 1ª via quanto para a 2ª. O modelo antigo permanece válido até 2032 e pode ser atualizado a qualquer momento dentro desse período.
A diretora-geral do IGP, perita criminal Marguet Mittmann, destaca a importância de estar atento aos prazos. “As carteiras de identidade emitidas até o fim de 2023 continuam válidas. O cidadão pode procurar o atendimento do IGP com tranquilidade, pois todos terão acesso ao novo documento, sendo a primeira via gratuita. Os documentos antigos perderão a validade legal somente daqui a 10 anos”, afirma.
O Posto de Identificação é fruto de um convênio entre o município e o IGP. O Estado fornece a máquina de coleta, enquanto o município disponibiliza o espaço físico e os recursos humanos.
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