Pela segunda vez em menos de um mês, moradores do bairro Chácara das Paineiras presenciaram curto-circuito na rede elétrica na noite desta quarta-feira (12). O curto-circuito causou estragos em diversos eletrodomésticos, queimou ar-condicionados, televisores, portões eletrônicos, dezenas de lâmpadas e diversos outros aparelhos.
Os moradores se reuniram na esquina da rua Rio Grande do Sul e avenida Ivo Lessa Filho solicitando urgentemente o serviço prestado da CEEE Equatorial. A estimativa é que houve sobrecarga de cerca de 280 wats.
"Tudo que estava ligado na tomada queimou. A luz parecia dia. Todos os nossos vizinhos fizeram protocolos na agência da CEEE Equatorial, pois se não tivéssemos em casa havia pegado fogo", relatou a cabelereira Tatiana Gros. Todos solicitaram ressarcimento à concessionária.
Os técnicos estiveram no local para atender a demanda e reestabelecer a energia elétrica com a devida segurança para todos.
O principal motivo do curto-circuito foi um conector na unidade habitacional de um cliente, na esquina entre a rua Tocantins e a avenida principal do bairro, conforme o consultor comercial Nilson Almeida. "A casa estava desocupada mas a energia estava ligada, sendo que o conector da rede interna estava encostado no poste. Esta conexão estava aterrando a rede, ou seja, causando o defeito nas proteções do sistema de eletricidade", afirmou.
Durante o atendimento foi identificado a necessidade de poda em duas árvores que estavam na calçada. "Não foi realizada a poda preventiva. Aquele ponto era um ponto de atenção, não foi o principal causador do defeito mas tinha a necessidade de manutenção para evitar a energização daquelas árvores em dias de chuva", explicou. A CEEE também descobriu que a iluminação pública foi instalada com fios comuns sem a devida proteção e conexão, causando o curto-circuito em toda a rede elétrica.
Comentários: