Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Guaíba entra novamente, nesta terça-feira (25), na bandeira laranja do Plano de Distanciamento Controlado. O Estado aceitou o recurso da associação de municípios da Costa Doce e, em live nesta segunda, o governador Eduardo Leite anunciou a nova sinalização da região, em situação de risco médio para covid-19.
Segundo Leite, a região teve redução no número de hospitalizações, são 6,19 para cada 100 mil habitantes. Ela ficaria na bandeira vermelha, na verdade, por conta da regra de ficar em duas semanas com bandeira laranja, mas foi observado a redução de casos confirmados para doença.
- Não é liberação para se fazer o que quiser. Importante salientar que o engajamento de cada um de nós segue sendo um dos principais antídotos para evitar a expansão das Covid-19. Observamos episódios recentes de aglomerações e empreendimentos que não estão respeitando os protocolos, sejam do Estado ou os regionais. O governo busca fazer a sua parte para garantir atendimento a todos, ampliando estruturas de saúde no hospitais e municípios, mas precisa contar com a colaboração da sociedade. Para que não sejam necessárias medidas mais restritivas, é fundamental que a população continue ajudando - enfatiza Leite
Região de Guaíba apresentou melhora em um indicador, que considera dados específicos da região, e piora em outro. Como melhora na avaliação de dois indicadores de Velocidade de Propagação da Macrorregião Metropolitana e nos dois indicadores de Mudança da Capacidade de Atendimento, tanto macrorregional como estadual, houve redução da média ponderada final para dentro dos parâmetros, que determinariam a bandeira na cor laranja.
A Prefeitura publicou um novo decreto com os novos protocolos, que podem começar nesta terça. Entre as mudanças mais significavas está a liberação do funcionamento de bares e restaurante com 50% de ocupação. O procurador Cesár Wainer explicou em vídeo:
Na 16ª semana do modelo de Distanciamento Controlado, o governo do Estado acatou apenas o pedido de Guaíba, mantendo 12 regiões sob bandeira vermelha.