Repórter Guaibense

Segunda-feira, 22 de Junho de 2026

Notícias/Geral

Observatório Social alerta para situação financeira e indica redução de 23% nas despesas de Guaíba

A entidade divulgou uma análise das contas do poder público na quinta-feira

Observatório Social alerta para situação financeira e indica redução de 23% nas despesas de Guaíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Observatório Social apresentou na última quinta-feira (18), na sede do Rotary, o relatório do primeiro quadrimestre de 2026. A entidade, que zela pela transparência e pela correta aplicação dos recursos públicos, divulgou uma análise das contas da Prefeitura e da Câmara de Guaíba entre janeiro e maio deste ano. Segundo a análise, o déficit acumulado entre 2024 e abril de 2026 chega a R$ 76,1 milhões, o que exigiria uma redução de 23,28% das despesas atuais.

Segundo dados do Portal da Transparência, ao analisar os números consolidados da Prefeitura e da Câmara Municipal, o ponto de inflexão financeira ocorreu na transição de 2024 para 2025. Foi nesse período que a curva das despesas totais ultrapassou a linha da arrecadação. Enquanto as receitas cresceram apenas 4,1%, as despesas registraram aumento de 17,6%, e, para que a cidade não entre em colapso financeiro e os serviços públicos continuem funcionando, é necessário reequilibrar as contas de forma gradual. 

Entre as medidas sugeridas estão a redução de gastos com eventos, viagens e publicidade; a renegociação de contratos com empresas de limpeza, locação de veículos e serviços terceirizados; a exoneração de pelo menos 20% dos cargos de confiança (comissionados); a redução de horas extras; e a criação de programas de recuperação fiscal, como o Refis, para estimular o pagamento de tributos em atraso e aumentar a arrecadação.

Leia Também:

O Observatório também destacou despesas realizadas por dispensa de licitação, como a contratação de embarcação para o Guaíba Summit (R$ 12 mil), a locação da Casa Vince (R$ 12 mil) e a elaboração de um estudo hidrológico do canal de escoamento do bairro Santa Rita (R$ 48,5 mil). De acordo com o levantamento, o município gastou R$ 3,3 milhões com a locação de 48 imóveis em 2025, o que representa um aumento de 164,5% em comparação ao primeiro ano da gestão do então prefeito Marcelo Maranata, 2021, quando havia 24 contratos de aluguel de imóveis.

O contrato da empresa M3 Engenharia e Serviços Ltda., responsável pela limpeza urbana, tem valor mensal de R$ 707,9 mil. Já o serviço de operação dos ecopontos custa R$ 65 mil por mês, enquanto a limpeza das escolas da rede municipal somou R$ 3 milhões no trimestre. Os gastos com diárias dentro e fora do Rio Grande do Sul aumentaram de R$ 193 mil, em 2022, para R$ 700 mil em 2025. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram desembolsados R$ 236 mil. A cidade também investiu R$ 187 mil no evento Guaíba Summit, R$ 447 mil na programação de Páscoa (com o espetáculo) e R$ 30,5 mil no evento "Vem pra Guaíba Tchê" com contratação de artistas.

Em contato com a reportagem, o secretário municipal de Governo, Ernani Chacrinha, afirmou que o município enfrenta uma turbulência financeira que deverá ser superada até o fim deste ano. "A prefeita Claudinha Jardim está tomando todas as medidas possíveis. Criamos o Comitê de Governança justamente para examinar todos os custos, contratos e cargos de confiança. Estamos fazendo o dever de casa, realizando diversas reuniões e apresentando os resultados à prefeita", afirmou.

Comentários:

Veja também