Primeiro clube de fotografia da cidade, o Guaíba Foto Clube comemorou 20 anos na sexta-feira (10) com a presença de diversos associados, ex-associados e convidados que fazem parte desta história. O evento na sede da entidade, no Centro, também inaugurou a exposição das fotografias mais pontuadas ao longo das duas décadas.
A mostra são das imagens mais pontuadas dos concursos internos realizados entre associados nesse tempo. Os autores receberam homenagens pela primeira colocação de cada ano na competição: Claúdio Ploneitis, Mara Menezes, Yngyve Dalhstrong, Luciana Miranda, Edy Calegari, Rosane Cunha, Ernesto Putz, Eromi Bonebergr, Eliane Barth, Pedro Molnar, Sandro Jardim e Bete Neves.
O Guaíba Foto Club foi criado em 6 de junho de 2002 após realização de um curso de fotografia na escola Gomes Jardim. A afinidade entre os participantes, o amor pela fotografia e a vontade de realizar viagens e saídas fotográficas motivou aqueles integrantes a formar o clube. Entre eles, Valmir Michelon, Alceo Serafini, Tânia Paranhos, Yngyve Dalhstrong e Mara Menezes, que seguem até hoje nas atividades do clube.
"Essa é uma noite histórica para nós, que comemoramos essas duas décadas de história e revemos aqueles que deixaram sua marca no nosso clube. E numa sede nossa, nunca naquela época imaginaríamos que teríamos nosso próprio espaço. [...] A história todo mundo praticamente já conhece, o que aconteceu depois foram aqueles agradáveis passeios, encontros, reuniões, cursos e oficinas que resultaram em chegar nesta noite de comemoração aos nossos 20 anos de história. E que venham outros 20", disse o ex-presidente Michelon.


Os associados já foram nas Ruínas de São Miguel Arcanjo, em São Miguel da Missões, na cidade histórica de Triunfo, e em diversos lugares da região sul e da serra do Rio Grande do Sul. Além de lugares conhecidos (e desconhecidos) que ficam próximos de Guaíba: visitaram a vinícola Laurentia de Barra do Ribeiro e as fabricas de vinho na cidade vizinha de Sertão Santana. Em mais de 60 destinos já visitados em quase duas décadas, com quase 300 participantes, foram lugares que despertam curiosidades em cada canto do Estado com uma cultura e história diferente .A última viagem foi a Monte Belo do Sul, na serra gaúcha, e a próxima deve ser o caminho farroupilha de Piratini e a charqueada São João em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul.
Além disto, o clube guarda em sua memória variados projetos e exposições fotográficas desde 2002. O Guaíba Foto Clube realizou o Retratos de Família, com imagens de famílias em vulnerabilidade social de Guaíba; Mulheres de Campo, de mulheres trabalhadoras da área rural de Barra do Ribeiro; exposição de patinadores do Grupo Expressão; e a publicação do livro "Guaíba - A cidade do sol nascente".


Comentários: