Repórter Guaibense

Notícias/Geral

Guaíba recebe o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae

Através deste projeto estão sendo contratados sete módulos com 38 atividades

Guaíba recebe o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae
Lucas Wink/Prefeitura
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A prefeitura de Guaíba recebeu em seu auditório representantes do Sebrae/RS para assinatura do termo de referência ao Programa Cidade Empreendedora na manhã desta quarta-feira (1º). O programa foi criado para transformar a vida das pessoas, acelerando o desenvolvimento econômico da cidade e estimulando o empreendedorismo.

Através deste projeto estão sendo contratados sete módulos com 38 atividades, que fomentam as atitudes empreendedoras nos jovens estudantes das escolas municipais e em pequenos e médios empresários locais. Além disso, o programa tem como objetivo desburocratizar o processo de abertura de empresa e capacitar pequenos empresários para participação de licitações municipais, implantando o programa de microcrédito e dinamizando o turismo, para fazer com que o dinheiro circule no município, gerando emprego e renda para a população.

Serão oferecidos treinamentos, workshops e cursos, com custo aproximado de R$165.000,00. O Programa Cidade Empreendedora é um importante impulsionador do desenvolvimento econômico local, principalmente por destacar o empreendedorismo no município. Este ação faz parte da meta 50 do programa Prometas da Prefeitura Municipal.

O gerente regional metropolitano do Sebrae/RS, Paulo Bruscatto, afirmou que é uma satisfação estar em Guaíba e disse que estará olhando para o desenvolvimento da cidade  pois encontrou aqui um tecido de governança e de liderança preocupado com o desenvolvimento da cidade e da região. “Estamos assumindo hoje um compromisso e garantimos muito trabalho. O Programa Cidade Empreendedora vai atingir os eixos de educação empreendedora, compras públicas, desburocratização, turismo, acesso a crédito para o empreendedor e valorização empresarial”, destacou Paulo Bruscatto.

A vice-prefeita e Secretária da Educação, Claudinha Jardim, ressaltou que “é necessário repensar a política educacional e os ambientes das escolas para que possamos promover o desenvolvimento e habilidade das crianças e jovens, mas com o Sebrae ao nosso lado será possível construir um futuro de protagonismo dos jovens e crianças”.

Em seu discurso, o prefeito Marcelo Maranata falou sobre os desafios que as atividades enfrentam no país para poder produzir, empreender e gerir, e afirmou que é preciso muita coragem para isso. Maranata lembrou que no Rio Grande do Sul foram poucas cidades que aderiram ao Programa Cidade Empreendedora, apenas 38 municípios fizeram adesão dos 497 municípios do estado e disse que não tem mais espaço no país para o prefeito ou gestor que não acredita em uma cidade empreendedora, inovadora ou que não acredita na tecnologia.

“A parte de desburocratização vai ser muito importante para que a prefeitura dê agilidade nas documentações e entregue mais rápido as demandas para a população. A prefeitura é uma grande empresa, que gera dois mil empregos para Guaíba e não tem como errar, e essa parceria com o Sebrae vai ajudar nestes pontos. Outro grande benefício será a capacitação dos jovens e o olhar para o modelo de inovação e tecnologia para preparar os jovens para o futuro, para a empregabilidade e para o empreendedorismo”, disse o prefeito Marcelo Maranata.

Comentários:

Veja também