Repórter Guaibense

Sabado, 16 de Maio de 2026

Notícias/Geral

Guaíba registra queda nos índices de criminalidade

A tendência de diminuição acontece em todo o Rio Grande do Sul

Guaíba registra queda nos índices de criminalidade
Grégori Bertó/SSP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba registrou queda nos índices de criminalidade em outubro, sem nenhum assassinato segundo levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). É o quarto mês do ano que a cidade não registrou homicídios, sendo que em setembro foram três ocorrências.

A tendência de diminuição acontece em todo o Rio Grande do Sul que registrou 118 vítimas, o que representa 31,8% menos do que as 173 do mesmo mês no ano anterior – ou 55 vidas preservadas. Queda percentual maior do que essa só ocorreu em agosto de 2019 (-39%). 

“Tivemos um resultado excelente em outubro. Com quedas em todos os crimes contra a vida e redução ou estabilidade nos principais crimes contra o patrimônio. É o trabalho dos homens e mulheres das nossas forças de segurança, com as premissas de integração, inteligência e o investimento qualificado que temos concretizado, mais uma vez, comprovando o acerto do planejamento do Programa RS Seguro”, declarou o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior.

Leia Também:

Os números de roubos e furtos também são os menores desde o início do ano em Guaíba, que teve queda de 25% em comparação aos de janeiro. Enquanto outubro teve 48 ocorrências de roubo e furto, no primeiro mês do ano esse número era de 64. 


A cidade também registrou em outubro uma ocorrência por abigeato, dois roubos de veículos, 36 estelionatos, 12 registros de tráfico de drogas e 17 de posse de entorpecentes. 

O número de ocorrências contra mulher também teve uma leve queda, mesmo ainda sendo considerado preocupante. Guaíba fechou com 25 ameaças contra mulher (32,2% a menos que o mês anterior), 24 ocorrências de lesão corporal e dois estupros. Foi o terceiro mês consecutivo sem registro de feminicídio, sendo que o último caso ocorreu em julho.

O feminicídio completou em outubro seu segundo mês consecutivo de queda no Rio Grande do Sul. A queda em relação ao mesmo período de 2020 foi de 40%, passando de cinco para três vítimas, repetindo o menor total já verificado na série histórica, com dados disponíveis a partir de 2012.

Comentários:

Veja também