Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Saúde

Guaíba volta para bandeira laranja no mapa definitivo

Associação de Municípios da Região teria recorrido da decisão anterior

Guaíba volta para bandeira laranja no mapa definitivo
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador Eduardo Leite divulgou o mapa definitivo do Plano de Distanciamento Controlado em live na tarde desta segunda-feira (10). Após recurso da Associação dos Municípios da região Costa Doce, Guaíba retorna a bandeira laranja depois de 50 dias na sinalização vermelha. A Prefeitura divulgou o novo decreto, com menos restrições ao comércio, a administração pública, aos restaurantes e a indústria.

DECRETO BANDEIRA LARANJA

A cidade tem 761 casos confirmados com a coronavírus, sendo que 446 estão recuperados e 296 seguem em tratamento. 18 ainda estão em internação hospitalar. 

Leia Também:

Segundo os novos dados, a região demonstrou certa estabilização, melhora na relação entre casos ativos e recuperados, e hospitalizações abaixo de 10 para cada 100 mil habitantes. A região inspira cuidados, mas o Gabinete de Crise entende que Guaíba pode adotar protocolos de bandeira laranja nesta semana.

- A região de Guaíba, de fato, pode ainda ter os protocolos da bandeira laranja nesta semana - diz ele.

A nova decisão do Estado é que as regiões poderão definir protocolos próprios, sendo aprovado por 2/3 dos municípios. Os decretos estadual vão autorizar os prefeitos a tomarem suas decisões, tendo aval de suas equipes técnicas de saúde que deverão avaliar. Mesmo assim, só podem ser regras da bandeira inferior, ou seja: Guaíba, com laranja, pode adotar protocolos da bandeira amarela.

- "O modelo de Distanciamento Controlado serve para que possamos estabelecer as restrições na região, na proporção e no momento em que forem adequados, e serviu de inspiração para outros Estados, que adotaram a mesma política para regionalizar e definir as restrições de acordo com os riscos", relembrou Leite.



São nove as regiões em bandeira vermelha no mapa definitivo da 14ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Depois da análise de recursos, o Estado ficou com 239 municípios sob bandeira vermelha, o que corresponde a 59,3% da população gaúcha (6.720.617 habitantes). Desse total, 115 municípios não tiveram registro de hospitalização e óbito por covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 4,9% da população gaúcha (554.999 habitantes) - segundo informações da agência de notícia do Estado. 

Comentários:

Veja também