Repórter Guaibense

Notícias/Geral

Maranata sanciona lei de redução gradativa das carroças em Guaíba

Projeto foi aprovado em outubro na Câmara de Vereadores

Maranata sanciona lei de redução gradativa das carroças em Guaíba
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O prefeito Marcelo Maranata sancionou a lei de Política Municipal de Utilização Sustentável dos Veículos de Tração Animal -VTA e a redução gradativa das utilização de carroças em Guaíba, a partir de 2024.

Esta política tem o objetivo de estabelecer diretrizes para o exercício da atividade, combater os maus tratos contra animais, assegurar a inclusão social e produtiva dos trabalhadores do setor. 

O projeto foi aprovado em outubro na Câmara de Vereadores, proposto por Ale Alves (PDT). Para o parlamentar, "o poder público começa a abraçar essa causa mesmo gradativamente, como existe já em outras cidades com projetos de coleta seletiva e uma renda para essas pessoas que estão diariamente no sol e na chuva lutando por um valor para complementar a sua renda".

A lei ainda frisa que esta circulação de transporte de carga deverá ter autorização prévia por parte do executivo com apresentação de documentos de condutores e que comprova bom estado de saúde de equinos.

"Ninguém é contra o animal bem tratado, bem pelo contrário, mas o que dizer que essa era dos carroceiros tem que acabar. Ninguém é contra os carroceiros, sou contra a vida que eles levam no sol e na chuva com os animais andando várias vezes nos bairros catando garrafas de plástico. Isso é sacrificante para quem está sem gás e não tem o que comer", disse Alves.

Comentários:

Veja também