Repórter Guaibense

Sexta-feira, 19 de Julho de 2024

Notícias/Geral

Mercado imobiliário de Guaíba: quais são as oportunidades e porque é um bom lugar para investir

O mercado imobiliário de Guaíba é muito forte e continua crescendo com o passar dos anos.

Mercado imobiliário de Guaíba: quais são as oportunidades e porque é um bom lugar para investir
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba é um município localizado no estado do Rio Grande do Sul e fica a cerca de 40 minutos da capital Porto Alegre. Pelo fato de ser próximo a capital do estado, o mercado imobiliário de Guaíba é muito forte e continua crescendo com o passar dos anos.

Desde os pequenos apartamentos, grandes casas até os imóveis comerciais, a cidade oferece diversos imóveis para quem quer morar ou abrir seu próprio negócio no local. Além disso, Guaíba é uma ótima cidade para quem quer investir no mercado imobiliário, tendo em vista as ótimas oportunidades.

Em maio de 2024, a cidade passou por momentos extremamente difíceis quando uma forte inundação atingiu a cidade, deixando mortos, feridos e desabrigados. As águas chegaram a alcançar 4 metros de altura, o que prejudicou diversos imóveis e trouxe um momento extremamente difícil para quem mora na região. Com isso, o mercado imobiliário também sofreu um duro golpe, mas pelo potencial da cidade, ela tem tudo para se reconstruir depois deste momento difícil.

Leia Também:

Quer conhecer um pouco mais sobre o mercado imobiliário de Guaíba? Então continue acompanhando este artigo! Aqui, falaremos sobre porque o ramo de imóveis na cidade é bom, quais são as oportunidades e porque é um bom lugar para investir.


Cidade em constante crescimento

Guaíba está passando por um grande crescimento nos últimos anos e, como consequência, a cidade se desenvolve cada vez mais. Com este desenvolvimento, o mercado imobiliário da cidade também cresce, tendo em vista que mais pessoas se mudam para o município.

Quem conhece e mora na cidade pode confirmar que o número de empreendimentos de médio e alto padrão cresceram muito, principalmente nos últimos anos. E não é só isso: com o crescimento da cidade e do mercado imobiliário também crescem as oportunidades de investimento dentro e fora do ramo.

Como você já deve imaginar, cidades grandes contam com altos números de restaurantes, padarias, academias, entre outros estabelecimentos. Isso não só aumenta a quantidade de empregos gerados quanto a economia da cidade e as oportunidades de investimento. Portanto, se você está pensando em investir no mercado imobiliário do Rio Grande do Sul, uma ótima opção é procurar por casas à venda em Guaíba.

Devido ao crescimento da cidade e sua ótima infraestrutura, as chances dos seus imóveis valorizarem são altíssimas!


Infraestrutura

A prefeitura de Guaíba está fazendo grandes investimentos para aumentar, reformar e melhorar a infraestrutura da cidade. Essas melhorias vão desde a pavimentação de ruas, reformas na rede de esgoto e iluminação, programas para aumentar a qualidade de vida, entre outros projetos. E não para por aí, a cidade conta com diversos pontos turísticos e prédios históricos, que são ótimas atrações para toda a família.

Outro ponto positivo em relação a infraestrutura da cidade são os ótimos bairros que a cidade oferece. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre alguns dos melhores bairros de Guaíba!

Centro

Sem dúvida, é impossível começar uma lista sobre os bairros de Guaíba sem falar sobre o Centro. Este bairro oferece muita praticidade devido às escolas, comércios, lojas, restaurantes, faculdades, empresas e outros espaços que ficam na região. Com isso, quem compra ou aluga um imóvel no Centro de Guaíba acaba investindo em conforto e praticidade.

Florida

Diferente do Centro, o Florida é um bairro muito mais calmo, familiar e tranquilo, ideal para quem não gosta do agito. Vale ressaltar que este é um dos bairros que mais cresceu nos últimos anos e agora possui diversas opções de imóveis, desde entrada, médio e alto padrão. Mesmo sendo um bairro mais calmo, ainda sim o Florida possui opções de escolas, mercados e lazer para toda a família!

Jardim dos Lagos

Um ótimo bairro para morar e investir em Guaíba é o Jardim dos Lagos, que está crescendo muito com o passar dos anos. Com isso, a valorização imobiliária acaba sendo um grande atrativo para investidores do ramo que estão buscando novas oportunidades no estado do RS. Além disso, o bairro Jardim dos Lagos é conhecido por sua acessibilidade, segurança e sua ótima infraestrutura.

Cohab

Um dos bairros mais tradicionais de Guaíba é o Cohab, que possui imóveis com preços mais acessíveis, porém, não perde nada em relação à infraestrutura. O bairro oferece uma infraestrutura completa, com boas opções de escola, hospitais, lazer e postos de saúde. Além disso, o bairro foi construído pela Companhia de Habitação Popular da cidade e oferece diversos programas habitacionais.



Valorização imobiliária

Voltando a falar diretamente sobre o mercado imobiliário da cidade, nos últimos anos, Guaíba está com o mercado imobiliário muito aquecido. Isso acontece por inúmeros fatores, seja pelo próprio crescimento da cidade, pela proximidade do município com Porto Alegre, entre outros motivos. Por ser uma cidade vizinha e de distância relativa (cerca de 30km), algumas pessoas que trabalham ou estudam em Porto Alegre procuram imóveis em Guaíba.

Como você já sabe, quanto maior for a demanda, maiores serão os preços dos imóveis na região, tendo em vista a alta procura. Com isso, a cidade passa por uma grande valorização imobiliária, que é ótima para corretores, pessoas físicas que querem vender imóveis e empresas que trabalham diretamente e indiretamente no ramo.



Comércio e perfil econômico da cidade

Uma cidade com um mercado imobiliário forte não existe apenas com a presença de imóveis residenciais. O perfil econômico da cidade afeta muito o mercado imobiliário da região e, com isso, os tipos de moradias e imóveis comerciais.

Vale ressaltar que, quanto maior for o padrão de vida dos habitantes de uma cidade, maior será o padrão dos empreendimentos. Porém, por se tratar de uma cidade da região metropolitana, os imóveis costumam ser mais baratos, mas isso não quer dizer que eles oferecem menos qualidade que os da capital do estado.

Outro fator que influencia bastante o mercado imobiliário das cidades são as opções de comércio disponíveis na cidade. E quando tocamos nesse assunto, Guaíba não fica para trás de outros municípios grandes de todo o país. As opções de comércio da cidade são inúmeras, desde os restaurantes até as grandes lojas de conveniências. Isso aumenta o conforto e a qualidade de vida dos moradores da cidade e, como consequência, também cresce a valorização dos imóveis.

Outro ponto falando sobre comércio e perfil econômico, é que Guaíba possui muitas empresas e fábricas de grande porte. Isso ajuda a gerar bons empregos para a população da cidade, que com o tempo, começa a investir em imóveis, seja para aluguel ou para compra. A cidade conta com muitas metalúrgicas, fábricas de produtos químicos e alimentícios, sem contar as empresas que trabalham com tecnologias e, é claro, as corretoras imobiliárias!



Tendências e tipos de imóveis

Como qualquer cidade em crescimento, Guaíba também possui diversas tendências imobiliárias, que vem mudando com o passar dos anos. Atualmente, em todo o Brasil, o número de condomínios fechados na cidade vem crescendo bastante, com opções de médio e alto padrão. Além da segurança, esses condomínios oferecem uma ótima infraestrutura, com muitas opções de lazer, como por exemplo, academias, piscinas, playgrounds para crianças, entre outros.

Outro ponto positivo desse tipo de empreendimento é a alta valorização que ele passa com o tempo, tendo em vista que cada vez mais pessoas procuram imóveis em condomínios fechados.

Com o crescimento da região em que o imóvel foi construído, a propriedade vai aumentando o seu valor de mercado com o tempo, o que é ótimo para quem quer empreender ou até mesmo se mudar para uma casa melhor.

Além disso, a cidade também está passando por uma expansão nas áreas industriais e comerciais, o que afeta o mercado imobiliário de forma direta. Pelo crescimento no número de empresas e comércios, a quantidade de empregos na região tende a ser maior, e com isso, é comum que pessoas de outras cidades venham viver em Guaíba. Com isso, essas pessoas compram ou alugam imóveis, e as empresas do ramo imobiliário só ganham com isso!



Momento difícil para o mercado imobiliário da cidade

No fim do mês de abril, o estado do Rio Grande do Sul foi atingido por uma forte chuva, o que gerou fortes enchentes que ceifaram vidas de muitas pessoas e destruíram imóveis por completo.

Vale ressaltar que a cidade fica exatamente do lado do Lago Guaíba, que foi um dos rios que mais subiu durante as enchentes. Com isso, a cidade de Guaíba foi fortemente afetada, deixando diversas pessoas desabrigadas e destruindo imóveis por completo.

Isso afetou diretamente o mercado imobiliário da região, que estava em ótimo crescimento nos últimos anos. Agora, a tendência é que a cidade passe por uma grande reconstrução e que o setor imobiliário fique um pouco frio durante um tempo.

Vale ressaltar que o Governo Federal e a Caixa já apresentaram projetos de revitalização e até mesmo para a compra de imóveis para famílias afetadas no Rio Grande do Sul. Isso vai manter o mercado imobiliário da região em movimento, porém, o momento difícil pode trazer algumas dificuldades para o setor.

Apesar disso, uma coisa é certa: Guaíba é uma grande cidade, e o seu potencial de reconstrução é extremamente alto.

Pelo fato do mercado imobiliário estar crescendo muito antes das enchentes, a tendência é que depois que tudo estiver normalizado, a cidade continue extremamente forte dentro do setor.



Conclusão

Como você pode notar, Guaíba é uma ótima cidade para se viver, e por conta disso, o mercado imobiliário da região apresenta ótimas oportunidades de empreendimentos. Desde os apartamentos, casas até os imóveis de alto padrão e luxo, o que não faltam são opções de imóveis para todos.

Além disso, o mercado imobiliário da região está passando por uma crescente nos últimos anos, muito devido a sua proximidade com Porto Alegre. Apesar do momento difícil que a cidade está passando com as enchentes, ao que tudo indica, a cidade ainda continuará sendo um exemplo é um ótimo lugar para quem quer investir no mercado imobiliário!

 

Comentários:

Veja também