O Observatório Social de Guaíba apresentou relatório do segundo quadrimestre de 2023, no último dia 26, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O relatório mostra gastos da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal de Guaíba, entre maio e agosto deste ano.
Entre os destaques está o aumento de despesas nos últimos anos do governo municipal, passando de uma despesa por dia útil de R$ 949 mil em 2019 para R$ 1,8 milhão em 2023. No Legislativo, passou de uma despesa (por dia útil) de R$ 35 mil em 2019 para R$ 58 mil em 2023. Um aumento de 70,96% (já tirada a inflação).
O Observatório analisou as contas do governo municipal de 2013 a 2023 na Secretaria de Saúde, dos prefeitos Henrique Tavares, José Sperotto e Marcelo Maranata. Em 10 anos as despesas aumentaram de R$ 33 milhões para R$ 73,1 milhões anuais, que representa 100,73%.

O Observatório também observou as contas com eventos realizados pela Secretaria de Turismo e Cultura (Setudec), como R$ 45,1 mil com a Academia de Samba Cohab-Santa Rita, R$ 294,7 mil da Feira do Livro e R$ 482,6 mil do Sarandeio Farroupilha (até agosto). Ao total, R$ 1,7 milhão foram gastos em eventos nos primeiros oito meses do ano.
O relatório ainda tem o histórico das despesas com locações de imóveis, fornecimento de combustíveis e locação de veículos. Todo relatório pode ser conferido nesse link. Contatos pelo fone 51 99173-9898
Comentários: