A Câmara de Vereadores de Guaíba concedeu o título de Cidadão Emérito a Pierre Santiago Amaro Correa e o de Cidadão Guaibense ao advogado Ildefonso Duarte. A cerimônia proposta pelos vereadores Airton Elegância (Podemos) e Manoel Eletricista (PSDB), respectivamente, ocorreu na noite de quinta-feira (3) no plenário Jonas Xavier.
Duarte é natural de Tapes e mudou-se em 1971 para Guaíba, onde iniciou sua trajetória profissional na Companhia Geral de Indústrias, permanecendo até 1986. Ele concluiu o curso de Direito e iniciou sua carreira como advogado na cidade, com especialização na área trabalhista, em 1992. Ele passou a integrar a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB-RS), na subseção de Guaíba, em 1998. Entre 2007 e 2012, foi presidente da subseção por dois mandatos consecutivos, período no qual liderou o início das obras de construção da sede, deixando cerca de 70% do prédio concluído ao final da gestão. Em 2022, retornou ao cargo de presidente assumindo seu terceiro mandato.
Durante seu discurso, Ildefonso destacou seu vínculo com o município: “Guaíba me fez sentir em casa desde o primeiro dia em que aqui cheguei. Cada aprendizado e desafio foram fundamentais para o meu crescimento e o da minha família."
Natural de Santa Vitória do Palmar e criado em Pelotas, Pierre Correa dedicou sua vida ao serviço militar em Guaíba. Emocionado, ele destacou sua motivação para atuar em benefício da população: “Como que não vou atender bem as pessoas se eu quero que atendam bem os meus pais e meus filhos? Tudo o que eu faço é pelo cidadão de Guaíba".
Ele ingressou na Brigada Militar em 2008, em Charqueadas, e foi transferido para o 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Guaíba, atuando no policiamento ostensivo. Participou de várias prisões e de atendimentos de ocorrência com pessoas psicologicamente abaladas. Um deles teve grande repercussão na cidade e também no Estado, sendo reconhecido e agraciado pela Câmara e até pelo comandante-geral recebendo a medalha Emílio Massot, uma das maiores honrarias da Brigada Militar. No ano de 2024, tornou-se instrutor do PROERD, dando aulas para turmas do 5º ano de escolas públicas da cidade.
Comentários: