Aguarde, carregando...

Sexta-feira, 23 de Outubro 2026
Geral

Prefeitura apresenta novas possibilidades para pagamento do IPTU 2022

Principal mudança é a diminuição nos valores das alíquotas

Prefeitura apresenta novas possibilidades para pagamento do IPTU 2022
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
GOOGLE Não perca nossas próximas notícias

Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰

Em audiência pública nesta quinta-feira (23), a prefeitura de Guaíba anunciou novas possibilidades para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para a partir de 2022. A principal mudança é a diminuição nos valores das alíquotas, que são pagas sobre imóveis construídos e não construídos.

Os valores dependem de quanto cada terreno ou predial custa aproximadamente. Por exemplo, se um predial é avaliado em até R$ 170 mil a alíquota diminui de 0,15 para 0,12 e um terreno avaliado em até R$ 80 mil é alterado de 0,50 para 0,40. Os valores não correspondem às taxas de serviço geral e limpeza urbana.

Os desconto que são fornecidos para moradores que pagam o valor antecipadamente, de até 35%, não serão alterados e os que estão cadastrados no programa federal Cadastro Único serão isentos do pagamento sendo que deverão cumprir algumas exigências do Município. 

Leia Também:

A proposta ainda depende de aprovação na Câmara de Vereadores. O secretário da Fazenda, Marco Ávila, diz que se reunindo com diversas entidades, associaçãoes comunitárias e empresários para mostrar esse trabalho que o poder público está realizando, desde o início da gestão, de justiça tributária:

 - O trabalho é de diminuir o compromisso que os contribuintes tem de pagamento do IPTU. E nós entendemos que os descontos, fornecidos durante todo o ano, não traziam o IPTU que nós achávamos justo e então agora estamos trabalhando com os técnicos da prefeitura para que de uma maneira conseguíssemos trazer uma redução um pouco maior até conseguirmos ter de fato e de direito a nossa planta de valores.

A prefeitura pretende contratar uma empresa terceirizada ainda este ano para que seja responsável pela revisão da planta de valores do municípios em 2022. O período de serviço da vencedora da licitação está programada para no máximo um ano para que em 2023 seja retomada esta discusão.

Não possui uma conta?

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!