Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Geral

Prefeitura de Guaíba encaminha projeto que aumenta desconto do IPTU, de até 35%

Reajuste é possível pelo congelamento do aumento do valor tributário

Prefeitura de Guaíba encaminha projeto que aumenta desconto do IPTU, de até 35%
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Projeto de lei na Câmara de Vereadores de Guaíba dá maior flexibilização no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A proposta de Prefeitura concede até 35% de desconto à vista para os contribuintes, com objetivo de adequar a política fiscal em favor da sociedade e empresários que foram prejudicados com a pandemia de coronavírus.

O reajuste é possível pelo congelamento do aumento do valor tributário, de 21%, sendo mudado para ser apresentado somente no ano que vem. Ainda houve o acréscimos dos descontos, de 20% para 35% em parcela única. Os débitos também podem ser parcelados com o valor mínimo alterado para metade, um pouco menos de R$ 75 reais. . 

Há previsão de liberar boletos de pagamento no site na segunda quinzena de abril. Devido as regras do Distanciamento Controlado, que na atual situação o poder público somente pode trabalhar com 25% dos servidores, não é indicado o atendimento presencial. 
Esses descontos não implicará em renúncias de receita. Em meio a pandemia, ainda esperam um acréscimo financeiro e de superação aos números dos anos anteriores.

Leia Também:

 - Vale ressaltar que estamos beneficiando o contribuinte, e não o caixa da prefeitura - frisa  o secretário da Fazenda, Marco Ávila.
 
O executivo espera ainda até o final do ano fazer uma reavaliação de planta de valores. Ávila ainda conta que desde que assumiu o cargo procurou como melhorar a situação do IPTU, sendo que há cerca de dois anos empresários cobraram uma solução devido alto aumento nos valores em uma hora para a outra e que não compactava com a realidade do mercado.

Comentários:

Veja também