A Prefeitura de Guaíba homologou ao total R$ 26,7 milhões para o serviço limpeza e desobstrução e na contratação de trator de esteiras e escavadeira hidráulica, de acordo com o Observatório Social. A organização social sem fins lucrativos que monitora gastos públicos da gestão municipal divulgou os valores das compras emergenciais, na tarde desta sexta-feira (14).
Os trabalhos serão realizados nos bairros atingidos pela enchente que ocorreu em maio: Cohab, Santa Rita, Assentamento 19 de Setembro, Engenho, Alvorada, Centro, Alegria, Florida, Passo Fundo e Amaral Ferrador. O serviço será prestado pelas empresas Set Service, de Guaíba; M3 Engenharia, de Montes Claros/MG; Urban, de Charqueadas; e Telas Telas, de Campo Bom/RS.
A Secretaria de Infraestrutura informa que foi intensificada a operação de remoção de entulhos, limpezas e desobstrução de bocas de lobo nas áreas com risco de alagamento. Um caminhão especializado está sendo utilizado para realizar a microdrenagem, com foco na limpeza das bocas de lobo, a fim de garantir o escoamento adequado das águas pluviais.
Em virtude dessas ações, a Secretaria de Infraestrutura orienta que, nos períodos de hoje e amanhã, os moradores evitem descartar seu lixo doméstico, contribuindo assim para a eficácia do trabalho realizado e prevenindo possíveis obstruções nos sistemas de drenagem. A colaboração da comunidade é essencial para o sucesso dessas medidas preventivas e para minimizar os riscos de alagamentos.
Comentários: