Repórter Guaibense

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Notícias/Geral

Projeto do Poder Judiciário registra mais de 500 pedidos de certidões em uma semana

Projeto fornece os documentos gratuitamente para os moradores afetados pelas enchentes de Guaíba e Eldorado do Sul.

Projeto do Poder Judiciário registra mais de 500 pedidos de certidões em uma semana
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O projeto "Recomeçar é Preciso!" do Poder Judiciário registrou 541 requerimentos de certidões de nascimento, casamento e óbito em uma semana. O projeto, que fornece os documentos gratuitamente para os moradores afetados pelas enchentes de Guaíba, começou em Porto Alegre e acabou se estendendo para todo o estado. 

Desde o dia 28 de abril, os servidores e estagiários atenderam a população no Fórum, no Centro de Atendimento Humanitário do bairro Santa Rita e no Projari, no Bom Fim. Os atendimentos seguem diariamente no Fórum e, nesta terça e quinta-feira, novamente no Centro de Atendimento Humanitário. Parte das certidões solicitadas na semana passada já estão disponíveis no Fórum.

As certidões de nascimento e de casamento são os principais documentos que dão início aos demais registros do cidadão e são indispensáveis para a obtenção de outros documentos, especialmente da carteira de identidade. Para a juíza de direito da Comarca de Guaíba, Andréia Machado, a emissão da segunda via dos documentos também é uma forma de garantir os direitos e a dignidade dos cidadãos de Guaíba e Eldorado do Sul.

Leia Também:

Ela salienta que o projeto fornece somente as certidões e não demais documentos, e que houve casos em que em que a pessoa solicitou para familiar e depois o familiar foi pedir o mesmo documento, acabando gerando um trabalho desnecessário.

Comentários:

Veja também