Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Geral

Quase 400 empresas abrem em Guaíba, durante a pandemia, enquanto 77 fecham as portas

Os dados são da secretaria de Desenvolvimento e Trabalho

Quase 400 empresas abrem em Guaíba, durante a pandemia, enquanto 77 fecham as portas
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em Guaíba, enquanto quase 80 empresas foram fechadas durante a pandemia, 396 protocolos foram solicitados para abertura de novos empreendimentos, incluindo os micro-empreendedores individuais (MEI's). Os dados são da Prefeitura, que já protocolou o encerramento de 33 estabelecimentos, entre março e agosto, e aguarda o processo de término de mais 44. Não há confirmação que o motivo seja as ordens impostas pela executivo municipal e pelo governo do estado.

O secretário do Desenvolvimento e Trabalho, Lucas Juliano, acredita que existe um processo de seleção natural nesta questão, que está além do covid-19:

- Mesmo no período de pandemia, Guaíba é uma cidade que atrai empreendedores por que as pessoas sabem de seu potencial  e o que a prefeitura vem fazendo para ela se tornar mais atrativa.

Leia Também:

Ele avalia que essas novas empresas são de pessoas que não deram certo em algum ramo e abriram outros negócios. Funcionários que trabalhavam no comércio resolveram abrir seu próprio empreendimento. Ainda destaca que a Prefeitura tem lutado, junto com o governador, para que o comércio tenha mais liberdade para trabalhar.

A cidade ficou 50 dias consecutivos com bandeira vermelha do Plano de Distanciamento Controlado do Estado. Nesse período, esses estabelecimentos foram autorizados a funcionar somente com os sistemas drive-thu e pegue e leve. No último dia 11 o Estado retornou a cidade para a bandeira laranja, considerada de risco médio, mas a partir desta terça-feira (18) retornou novamente para a vermelha, com os mesmos protocolos anteriores.

Para o até então presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Marcelo Maranatta*, devemos uma comemorar com cautela a volta das atividades econômicas, e sermos  vigilantes com a prevenção a seus funcionários e clientes. Ele destaca que o CDL, neste momento difícil para o empreendedor, está lutando para evitar que outras empresas fechem e valorizando todos estes empresários que permanecem com as portas abertas.

- Esse momento não é de dar ênfase justamente a aqueles que tiveram a morte de seus CNPJ’s ou para as centenas de desempregados que estão  neste momento consternados com essa situação. Estamos em outro clima, com a proposta de valorizar o comércio que está aberto, e que assim permaneçam, para podermos debater o planejamento estratégico do CDL e entender esse novo varejo, o novo normal que deve se reinventar e usar de sua criatividade.

Guaíba tem 918 moradores que foram diagnosticados com coronavírus, sendo 591 (64,3%), estão recuperados 3 304 (33,1%), seguem em tratamento. 21 (2,3%), morreram em decorrência  da doença. O Hospital da cidade, Berço Farroupilha, tem ocupação de 8 dos 10 leitos de UTIS disponíveis.

 

 


*Marcelo Maranata pediu licença nesta semana da presidência do CDL Guaíba, ficando no cargo o vice presidente Marco Ávila, que representará a instituição. Maranata foi entrevistado pelo Repórter Guaibense antes do seu afastamento.

Comentários:

Veja também