O Rotary Club de Guaíba realizou na última sexta-feira (27) a primeira entrega de uma cadeira de rodas por meio do programa Mobilidade para Todos, da organização internacional Free Wheelchair Mission. A ação transformou a vida de Délcio Mendonça, de 63 anos, que teve as duas pernas amputadas em decorrência de complicações causadas pela diabetes. Até então, ele utilizava uma cadeira de rodas emprestada que, nos últimos meses, provocou duas quedas dentro de casa.
Durante muitos anos, Délcio trabalhou como vendedor. Há cerca de dez anos, em razão dos problemas de saúde, passou a realizar apenas trabalhos informais. Além da diabetes, ele também sofreu um AVC. No entanto, a situação se agravou após a enchente histórica de 2024, que atingiu a residência da família, no bairro Cohab-Santa Rita. Ao contrair uma bactéria durante a enchente, Délcio precisou passar por diversas cirurgias devido a necroses que comprometeram a circulação sanguínea. Ao longo desse período, foram mais de 300 dias de internação hospitalar.
Atualmente, ele é acompanhado por médicos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde realizou as internações, além das equipes do programa Melhor em Casa de Guaíba e da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab-Santa Rita. O apoio da família e de uma ampla rede de solidariedade também foi essencial durante toda a recuperação. Foi por meio dessa mobilização que o caso chegou ao Rotary Club de Guaíba, possibilitando a doação da cadeira de rodas.
"A cadeira veio em muito boa hora, pois a que utilizávamos tinha as rodas de metal muito lisas, o que provocava deslizamentos no piso e, infelizmente, resultou em quedas. A cadeira recebida é de excelente qualidade, confortável, segura e ainda possui cinto de segurança", afirmou a esposa, Jussara. "Ao longo dessa caminhada encontramos verdadeiros anjos, como já citei. Sem eles, hoje a história seria outra. Deixo aqui o mais profundo agradecimento ao Rotary pela dedicação em atender a necessidade do Délcio. Esperamos que mais pessoas tenham a oportunidade de receber esse atendimento", completou.
O programa Mobilidade para Todos teve início em 2015, em Maringá (PR), e já distribuiu mais de 4 mil cadeiras de rodas nos primeiros anos de atuação. A partir de 2020, a iniciativa ampliou significativamente seu alcance. Em parceria com Rotary Clubs de todo o Brasil, o programa já entregou cerca de 13 mil cadeiras de rodas, e a expectativa é alcançar a marca de 14,9 mil doações até o fim de 2026.
Comentários: