Adicione nosso site às suas fontes preferidas para acompanhar nossas notícias. 📰
Voluntários lançaram uma campanha de solidariedade para ajudar as aldeias indígenas impactadas pelo projeto Mina Guaíba, em Charqueadas e Eldorado do Sul. Os valores recolhidos, pela Associação Amigos do Meio Ambiente (AMA) de Guaíba, serão revertidos em alimentos e outros itens conforme as demandas dessas comunidades. Essas doações serão entregues pelos professores das escolas situadas nessas regiões.
Para a entidade, neste momento em que se agravam diversas crises, mais do que nunca é preciso solidariedade, resgatar e aprofundar nosso senso de comunidade, fortalecer nossas redes, e se engajar ativamente nas diferentes iniciativas de apoio às populações mais vulneráveis, do campo e da cidade, para que resistam a este período.
Nas aldeias Mbya-Guaraní, Tekoa Guajayvi e Tekoa Pekuruty vivem 22 famílias com cerca de 85 pessoas. Essas comunidades estão seguindo as orientações de isolamento para protegerem-se e colaborar com o combate ao contágio do Covid-19. Mas sua principal renda, a venda do artesanato, está severamente comprometida trazendo a ameaça da fome.
Além das dificuldades históricas pelas quais os povos originários passam para manter sua cultura viva, e da pandemia em curso, estas aldeias estão sendo impactadas pelo projeto Mina Guaíba, que pode instalar uma das maiores minas de carvão à céu aberto do Brasil.
- As aldeias foram completamente ignoradas nos estudos de impacto ambiental, e a empresa (Copelmi) tem violado o direito destas comunidades. A luta é para que suas vozes sejam de fato ouvidas e levadas em consideração, e para que as comunidades possam seguir prosperando na construção de seus modos de vida - destacou a AMA em suas redes sociais.
Você pode colaborar com qualquer quantia em dinheiro através da conta da AMA Guaíba:
Banco Banrisul (041)
Ag.: 0219
CC.: 06.041073.0-5
CNPJ: 94067824/0001-22