Repórter Guaibense

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Notícias/Geral

Ilha das Pedras Brancas passa por revitalização da prefeitura de Guaíba

Utilizada até 1930 como depósito, o local foi conhecido como a 4ª Casa da Pólvora de Porto Alegre

Ilha das Pedras Brancas passa por revitalização da prefeitura de Guaíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como Ilha da Pólvora e Ilha do Presídio, está passando por um processo de revitalização. Numa ação inédita da Prefeitura Municipal de Guaíba, a ilha ganhará todo o cuidado e estruturação necessária para o turismo, além de uma sinalização especial produzida pelo artista guaibense Tcharles Cardoso.

Funcionário da limpeza urbana aplicaram cal numa das estruturas para proteção, realizaram limpeza, recolhimento de resíduos deixados, poda, conserto das estruturas (trapiche e pontes internas) e roçada.

Segundo a Prefeitura, existe um planejamento por parte da gestão do prefeito Marcelo Maranata em tentar parceria para a total reforma estrutural do local, com potencial turístico. Mas como o processo de revitalização está nas fases iniciais, não possui nada de concreto.

Leia Também:

Utilizada até 1930 como depósito, o local foi conhecido como a 4ª Casa da Pólvora de Porto Alegre e a partir de 1956 passou a ser uma penitenciária de segurança máxima, recebendo presos políticos contrários ao regime da Ditadura Militar. Em 1983 o presídio foi desativado e a ilha ficou sob os cuidados da secretaria de turismo da Capital, mas a partir de 2006 foi integrada ao território guaibense num prazo que foi renovado por 25 anos (até 2035). 

Toda a revitalização está de acordo com normas e legislação vigente, e o todos os processos contam com o aval de engenheiros ambientais.

Comentários:

Veja também