Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Cultura

Exposição fotográfica homenageia mulheres negras de Guaíba

Mostra “Mulheres Guerreiras” está na prefeitura

Exposição fotográfica homenageia mulheres negras de Guaíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Nesta segunda-feira (19), ocorreu o ato de abertura da exposição “Mulheres Guerreiras”, na Prefeitura de Guaíba, em homenagem ao Dia das Mulheres Negras, Latina e Caribenhas. Em 1992, essa data foi criada com o objetivo de relembrar o marco de luta e resistência das mulheres negras, reafirmando a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
 
“Nós, como atual gestão, batalharemos todos os dias e incansavelmente para sermos também o berço da igualdade.” - destacou o Secretário de Turismo, Desporto e Cultura (SETUDEC), Ivo Schergl Jr.

Leia Também:

 
O ato foi conduzido pela professora Irlanda Gomes, diretora executiva do grupo Face de Ébano. Ela aponta que o estudo "Retratos da Desigualdade", realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), diz que a mulher negra ocupa o último lugar da hierarquia social brasileira, tendo os piores postos de trabalho e os menores salários. Então a mulher negra sofre dupla discriminação, por ser mulher e por ser negra.
 
- O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha não poderia passar em branco. A importância dessa exposição nesse espaço é resgatar valores perdidos de outrora. Nossos antepassados clamam por justiça. Muitas mulheres que aí estão eram netas de escravos. A exposição hoje representa um pouco de dignidade, respeito e ancestralidade - expressa ela, que é coordenadora de Etnias da SETUDEC.
 
A solenidade contou com a presença da comunidade, convidados, vereadores, secretários, primeira dama Deisi Reinaldo, vice-prefeita Claudinha Jardim e prefeito Marcelo Maranata, além de todas as mulheres homenageadas ao longo do evento.
Comentários:

Veja também