Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Cultura

Guardiões começam tradicional cavalgada em busca da Chama Crioula

Cerimônia em frente da prefeitura marcou oficialmente a busca da centelha

Guardiões começam tradicional cavalgada em busca da Chama Crioula
Divulgação Prefeitura
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Cerca de dez cavalarianos e cavalarianas deixaram Guaíba na manhã desta quinta-feira (10) em busca da tradicional chama crioula, que marca a abertura dos festejos farroupilha no Rio Grande do Sul. Eles percorrerão cerca de 250km pela BR-116 até Canguçu, cidade da região sul do estado, que sedia a geração e distribuição da chama crioula neste ano.
 
Os guardiões da Associação Cultural da Centelha da Chama Crioula, que desde 2006 representa o município nos acendimentos, devem chegar de volta em Guaíba no dia 24 de agosto com o acendimento no Sítio Histórico, em frente da Casa de Gomes Jardim, onde ficará durante toda a programação do 2º Sarandeio Farroupilha.

Cerimônia em frente da prefeitura na tarde desta quarta-feira (11) marcou oficialmente a saída em busca da centelha. 

"Essa chama representa o melhor que nós temos na cultura ancestral do nosso Rio Grande do Sul, esta que vamos esperar em conjunto com todos os CTGs e todos os nossos tradicionalistas para que tenhamos nosso festejo e movimento farroupilha, que é o nosso Sarandeio, inesquecível. Essa centelha certamente vai incendiar, no melhor dos sentidos, a nossa cidade com o melhor do nosso tradicionalismo", disse o secretário de Turismo e Cultura, Ivo Schergl Jr.

Leia Também:

O acendimento da Chama Crioula percorre as principais regiões tradicionalistas. É carregada por grupos de cavaleiros de diversas regiões do Rio Grande do Sul, que espalham o fogo em símbolo da coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

Comentários:

Veja também