Repórter Guaibense

Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Notícias/Saúde

Postos de saúde de Guaíba abrem neste sábado para vacinação contra a gripe e atualização da caderneta vacinal

A campanha terá atividades de mobilização para chamar a atenção para a importância da imunização dos grupos prioritários

Postos de saúde de Guaíba abrem neste sábado para vacinação contra a gripe e atualização da caderneta vacinal
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As unidades de saúde de Guaíba estarão abertas neste sábado para o 'Dia D' da vacinação contra a gripe (influenza) e a atualização da caderneta vacinal. A campanha, que será em cerca de 400 municípios do Rio Grande do Sul, terá atividades de mobilização para chamar a atenção para a importância da imunização dos grupos prioritários. 

“O objetivo é proteger a população que integra o público-alvo para reduzir as complicações, as internações e as mortes decorrentes das infecções pelo vírus influenza”, ressalta a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Tani Ranieri.  Com a proteção da vacina, também é possível reduzir a sobrecarga de atendimentos nos serviços de saúde em decorrência de doenças respiratórias.  

As unidades da Cohab, Centro, Vila Iolanda, Columbia City, ESF Primavera, ESF Moradas da Colina, ESF Pedras Brancas e ESF Ermo estarão abertas das 9h às 17h para atendimento ao público e atualização da caderneta vacinal. As vacinas disponíveis para atualização da caderneta são: dupla adulto, DTP, hepatite A e B, rotavírus, pneumo 10, tríplice viral, pentavalente, VIP, meningo C e ACWY, febre amarela, HPV, varicela, dTPa e COVID-19. A vacina contra a gripe estará disponível apenas para os grupos prioritários no supermercado Stock Center.

Leia Também:

Em 2025, foram notificados no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep Gripe), 318 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza, sendo que 26 deles evoluíram para óbito. O principal vírus identificado foi o da influenza A, subtipo H1N1. Embora o período de maior circulação do vírus seja o inverno, em meados de abril já foi verificado um aumento no número de casos e de óbitos. Foram notificados 66 casos de SRAG por influenza, e seis deles evoluíram para óbito.

O público-alvo da estratégia de vacinação contra gripe no Rio Grande do Sul, iniciada em abril, supera 5,3 milhões de pessoas. Elas fazem parte dos grupos prioritários selecionados pelo Ministério da Saúde para serem imunizados, seja por estarem mais expostos, seja por causa dos riscos de agravamento da doença.

A estimativa é que 5,3 milhões de pessoas pertençam aos grupos prioritários, cuja distribuição é a seguinte:

Crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias): 830.039
Gestantes (em qualquer período gestacional): 90.731 
Idosos (a partir de 60 anos): 2.314.385 
Trabalhadores da saúde: 453.057 
Puérperas (até 45 dias após o parto): 14.915
Professores dos ensinos básico e superior: 153.385
Povos indígenas: 41.091
Pessoas em situação de rua: 4.128
Profissionais das forças de segurança e de salvamento: 28.178
Profissionais das Forças Armadas: 38.899
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade): 665.072 
Pessoas com deficiência permanente: 464.668
Caminhoneiros: 128.564 
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso): 29.034
Trabalhadores portuários: 4.051
Trabalhadores dos Correios: 5.347
Funcionários do sistema de privação de liberdade: 6.745
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos): 34.948

A meta é vacinar 90% das gestantes, das crianças e dos idosos. Esse índice, contudo, ficou abaixo do esperado nos últimos anos: 79,3% em 2021; 65,2% em 2022; 56,4% em 2023; e 52,3% em 2024. Para os demais grupos que serão vacinados na estratégia especial, não é estipulada uma meta, uma vez que o número de pessoas aptas a receberem o imunizante é apenas uma estimativa. 

Comentários:

Veja também