A Prefeitura Municipal de Guaíba, por meio da Secretaria de Saúde, está avançando significativamente na construção das novas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) nos bairros Ipê e Jardim dos Lagos. A iniciativa faz parte de uma etapa estratégica do Programa PROMETAS, focado na qualificação dos espaços públicos de saúde no município.
A entrega das unidades está prevista para o primeiro trimestre de 2026. Atualmente, a unidade IPÊ conta com 33% de conclusão, enquanto a ESF Jardim dos lagos avançou mais de 48% de execução. O investimento total é de aproximadamente R$ 4,9 milhões, com recursos viabilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As obras representam um importante investimento na ampliação da rede de atenção primária da cidade.
“Investir nestas novas sedes no Ipê e no Jardim dos Lagos significa que o cidadão não precisará mais se deslocar para longe para ter um médico, um dentista ou garantir as vacinas dos filhos. É saúde de qualidade batendo à porta da nossa comunidade”, pontuou o prefeito Marcelo Maranata.
Cada unidade contará com duas equipes completas, compostas por: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista, recepcionista e profissional de higienização. Com esta estrutura, cada ESF terá capacidade para atender aproximadamente 3 mil pessoas em território definido, alcançando um total de 6 mil moradores beneficiados, garantindo atendimento integral à população.
Os novos espaços oferecerão atendimentos médicos e de enfermagem, acompanhamento de gestantes, crianças, adultos e idosos, além de serviços de saúde da mulher, curativos, retirada de pontos, administração de medicamentos, vacinação, visitas domiciliares, consultas odontológicas e outros procedimentos de atenção básica.
A Prefeitura de Guaíba reforça que a obra é parte do compromisso da gestão em ampliar o acesso, qualificar os serviços e fortalecer a atenção primária em saúde para todos os cidadãos de Guaíba.
Comentários: