Repórter Guaibense

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2026

Notícias/Educação

Claudinha Jardim afirma que escola Santa Catarina não será fechada em 2027

Anúncio ocorreu após duas semanas de mobilização da comunidade do Logradouro

Claudinha Jardim afirma que escola Santa Catarina não será fechada em 2027
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7), a prefeita Claudinha Jardim anunciou que não encerrará as atividades da escola Santa Catarina em 2027. O anúncio ocorreu após duas semanas de mobilização da comunidade do Logradouro contra o fechamento da instituição que tem 74 estudantes.

Segundo ela, a unidade passará por uma reorganização interna nos próximos meses, envolvendo a estrutura de funcionamento, os processos de ensino e aprendizagem, o quadro de profissionais e o acompanhamento pedagógico. A reorganização terá como foco a melhoria dos índices de aprendizagem e a redução da evasão escolar. Ela também questionou a articulação entre a escola, as famílias e o Conselho Tutelar em relação ao acompanhamento da frequência dos estudantes.

A proposta prevê maior acompanhamento da Secretaria de Educação, com reuniões periódicas para avaliação dos resultados da unidade. A prefeita também afirmou que pretende participar das avaliações da escola pelo menos a cada dois meses. A administração municipal também deverá reorganizar o quadro de profissionais, a metodologia de ensino, o apoio pedagógico e o funcionamento do turno integral.

Leia Também:

A prefeita destacou que a mudança não está relacionada a uma redução dos investimentos em educação. Segundo ela, a Constituição determina a aplicação mínima de 25% dos recursos na área, enquanto o município estaria destinando atualmente cerca de 28%. Ela afirmou ainda que a escola recebe aproximadamente R$ 3 milhões por ano em investimentos e que a questão central é garantir que os recursos aplicados resultem em aprendizagem para os estudantes.

“Criança não é número”, afirmou, ao defender que o acompanhamento dos estudantes considere também as condições sociais e familiares. Para ela, todos os integrantes da comunidade escolar precisam cumprir suas responsabilidades para melhorar os resultados.

A Prefeitura pretende acompanhar os efeitos das mudanças ao longo deste ano e de 2027. Ao final do período, a administração deverá voltar a discutir os resultados com a comunidade escolar.

Comentários:

Veja também