Repórter Guaibense

Notícias/Cidadania

Presidente da Aspag, Rajane Almeida, cobra mais políticas públicas para causa animal na Câmara

Ela foi a primeira convidada a usar o projeto Tribuna Popular

Presidente da Aspag, Rajane Almeida, cobra mais políticas públicas para causa animal na Câmara
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A presidente da Associação de Protetores de Animais de Guaíba (Aspag), Rajane Almeida, foi a primeira convidada a usar o projeto Tribuna Popular na Câmara Vereadores na última terça-feira (5). Em mais de dez anos de existência, a entidade composta por voluntários atende animais em situação de abandono e maus tratos em diversas localidades da cidade.

Segundo ela, a cidade realiza 51 castrações por mês desde 2019. Em reunião com  o prefeito Marcelo Maranata e vereadores defensores da causa animal, em fevereiro, foi prometido que o número seria aumentado durante esse ano, mas que não ocorreu até agora.

 - 51 castrações mensais é um número muito pequeno se comparado com a população animal de Guaíba que cresce descontroladamente - pontou. 

Ela criticou as ações desenvolvidas pelo recém-criado departamento de causa animal na prefeitura, que deveria tratar desse aumento de número castrações e políticas públicas, mas que se atenha apenas a uma fiscalização de maus-tratos com a secretaria de Meio Ambiente:

 - Admitimos que sem projetos e sem verbas públicas específicas para causa animal não se pode se envolver ao trabalho. E aqui, como presidente da Aspag, venho pedir o empenho do senhores vereadores para que cobre o efetivo trabalho das pessoas responsáveis com destinação de verbas e um aumento significativo de castrações e políticas públicas educacionais e preventivas de maus-tratos junto às escolas municipais.

O atendimento veterinário gratuito também foi reforçado, para que a população em alta vulnerabilidade possa levar seus animais para socorros médicos e onde poderão ser atendidos aqueles cachorros e gatos vítimas de acidente no trânsito.

 

Governo estadual

Guaíba está entre as 32 cidades gaúchas que irão receber recursos para mais de 12 mil castrações de animais de famílias em situação de vulnerabilidade social. O governo do Estado deve repassar, ao todo, R$ 1,6 milhão para as prefeituras realizarem projetos de castrações de cães e gatos.

 

Aspag na Nota Fiscal Gaúcha

A ASPAG é uma entidade beneficiada pelo Nota Fiscal Gaúcha. O programa incentiva consumidores a solicitar a inclusão do CPF na emissão do documento fiscal no ato de suas compras e destina recursos para ações beneficientes.

Comentários:

Veja também