O presidente municipal do PDT Alex Trindade é o novo procurador-geral de Guaíba. Ele é primeiro nome divulgado do primeira escalão do governo de Marcelo Maranata. Os demais secretários devem ser anunciados na semana que vem, conforme divulgado para o Repórter Guaibense.
Trindade é formado em Direito da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), desde 2017. Foi assessor da bancada do partido na Câmara de Vereadores e um dos coordenadores da campanha que elegeram Maranata e Claudinha Jardim para o executivo, em 2020.
Ele entra na cadeira do ex-procurador César Wainer, que deixou o posto no final de janeiro após quatro anos na gestão do ex-prefeito José Sperotto.
Entre as principais funções do cargo está de sugerir ao prefeito a representação junto ao Procurador Geral do Estado para declaração de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo que atente contra os ditames da Constituição Estadual; de providências de ordem jurídica reclamadas pelo interesse público ou por necessidade da boa aplicação das leis municipais vigentes; e de delegar atribuições aos demais procuradores, bem como orientar, coordenar e dirigir a realização das atividades; e elaborar os decretos municipais.