De forma gratuita, o Espaço Livre Biguá está com inscrições abertas para o Seminário de Arte e Educação – Sensibilidade e Outras Abordagens. O evento online acontece nos dias 8 e 9 de março pela página do facebook Lei Aldir Blanc- Guaiba\RS e no canal do youtube do ponto de cultura. É contemplado pela Lei Aldir Blanc, auxilio emergencial ao setor cultural.
O tema propõe uma reflexão sobre os desafios e as alternativas da utilização da arte na prática pedagógica, inclusive em tempos de ensino remoto. Tem o objetivo de trazer em debate a relação da arte com outras áreas do conhecimento promovendo diálogos criativos entre teatro, literatura, dança, música, cinema e artes plásticas a partir das experiências e dos saberes desenvolvidos nas salas de aula.
Quais as abordagens possíveis para um desenvolvimento efetivo através de uma prática intercultural no processo interdisciplinar? Buscando aprofundar essas questões, a programação contará com reconhecidos profissionais da área da arte-educação que compartilharão suas experiências e questionamentos através de palestras mediadas e abertas à participação popular.
As inscrições para quem deseja receber o certificado devem ser feitas pelo link (clique aqui)
SERVIÇO:
O QUÊ: 1º Seminário de Arte e Educação – Sensibilidade e Outras Abordagens
INSCRIÇÕES GRATUITAS: até 7 de março
DATA DO SEMINÁRIO: 08 e 09 de março de 2021
HORÁRIO: 20h
PLATAFORMA: Página do facebook da Lei Aldir Blanc- Guaiba\RS e canal do YouTube do Espaço Livre Biguá – Ponto de Cultura
INFORMAÇÕES: e-mail- [email protected]
WhatsApp - 981962869
REALIZAÇÃO: Projeto realizado com recursos da Lei Aldir Blanc - EDITAL ESPAÇOS VIVOS NO ÂMBITO DAS AÇÕES DE SOCORRO AO SETOR CULTURAL - ART. 2 , INCISO II DA LEI 14.017/2020. Prefeitura Municipal de Guaíba.
CONVIDADOS:
Gabriel Junqueira Filho
Pedagogo, Mestre e Doutor pela PUC\SP. Professor Titular da FACED-UFRGS\ área da Educação Infantil. Coordenador Acadêmico do Programa de Alfabetização Audiovisual.
Dulcimarta Lemos Lino
Fundadora do Espaço de Criação Musical, escola de música, criado, em 1993, para experimentar a poética do barulhar e compor com as crianças. Coordenadora do Programa de Extensão PIÁ:- concertos e oficinas musicais, grupo que se dedica a realizar concertos e oficinas em territórios educativos Doutora e mestre em Educação pela UFRGS.
Heloísa de Melo
Licenciada em Artes Visuais pela ULBRA. Atua na rede municipal de Porto Alegre, desde 2015, onde participou de projetos pedagógicos coletivos, e na rede estadual, desde 2009, em Guaíba, na escola Moura e Cunha, onde desenvolve práticas e dinâmicas em arte educação inspiradas no conceito de mediação cultural. Participou do curso de extensão de Ensino de Artes visuais no Ensino Médio, no qual desenvolveu pesquisa sobre performance e corporeidade com base nos estudos sobre art/ografia.
Renato Lacerda Isquierdo
Formado em Letras pela ULBRA, especialista em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica pela PUCRS. Professor no Colégio Estadual Augusto Meyer e na Escola de Ensino Municipal Evaristo da Veiga\Guaíba. Autor das obras As Aves Solitárias da Poesia e O Velho e a Bola.
Leonardo Bizarro
Professor da rede municipal de Guaíba, Ensino Fundamental I e II – séries iniciais e finais, Formação em Teatro/Licenciatura pela UFRGS. Na sua formação complementar, estão entre outros cursos, Educação Musical no Ensino Fundamental e Médio- IFE\ Porto Alegre; O Palhaço - O Sentido Cômico do Corpo –Lume /SP e Composição Cênica, com Luiz Arthur Nunes\ RJ.
Perla Santos
Graduada em Licenciatura em dança e mestranda PPGEDU\UFRGS. Professora da rede municipal de Porto Alegre há nove anos. Fundadora e coordenadora do movimento Meninas Crespas da Restinga. Pesquisadora das danças e história negra. Em 2019 foi considerada, pela marca Boticário, uma das cinco mulheres que fazem a diferença no Brasil.