No dia 5 de fevereiro, ocorreu uma assembleia extraordinária com os funcionários do Supermercado Marques, atingido por um incêndio no último dia 24 de janeiro. A reunião foi realizada nas futuras instalações da empresa, localizadas na Estrada Santa Maria, n.º 622, Bairro Columbia City, em Guaíba. A pauta foi a negociação de um Acordo Coletivo de Trabalho com a empresa, visando mitigar os impactos do incêndio e garantir a manutenção dos empregos.
A reunião contou com 100% de presença dos trabalhadores e teve início com esclarecimentos da direção da empresa, que ressaltou seu compromisso com a preservação dos postos de trabalho. A empresa também informou que pretende reabrir em outro local até o final de abril ou início de maio. Já na BR-116, onde ocorreu o incêndio, a previsão é que o supermercado seja reaberto dentro de aproximadamente um ano.
No segundo momento da assembleia, o Sindicato dos Comerciários conduziu as discussões. Segundo a presidente do sindicato, foi amplamente debatida e aprovada pelos trabalhadores a proposta negociada, que inclui: banco de horas, teletrabalho, antecipação de férias individuais, férias coletivas, garantia de salário durante o período em que a empresa permanecer fechada, e manutenção de 90% dos empregos. Houve o desligamento de alguns empregados que estavam em contrato de experiência e de estagiários, enquanto os demais funcionários serão mantidos. Atualmente, a empresa conta com 130 trabalhadores, incluindo estagiários e funcionários em período de experiência.
“A direção do sindicato não mediu esforços para garantir a manutenção dos empregos e dos salários. Porém, é importante destacar que o empresário também se mostrou acessível durante a negociação”, afirmou Ivone Simas.
Comentários: