Repórter Guaibense

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025

Notícias/Geral

Mães atípicas reclamam de mudanças no transporte para atendimentos em Barra do Ribeiro e Charqueadas

Elas se reuniram com a vice-prefeita Claudinha Jardim, na Casa Solidária da Cohab-Santa Rita

Mães atípicas reclamam de mudanças no transporte para atendimentos em Barra do Ribeiro e Charqueadas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mães de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) de Guaíba reclamaram, na última sexta-feira (26), do serviço de transporte que leva os pacientes para atendimentos nas APAEs de Barra do Ribeiro e Charqueadas. A partir desta quarta-feira (1º), o serviço mudará os itinerários, passando a buscar os usuários em pontos estratégicos da cidade, em vez de buscá-los em suas casas, como ocorria até então.

Por exemplo, Andressa Raquel, mãe de João Gustavo e Victor Gabriel, que mora no bairro Moradas da Colina, terá de se deslocar duas vezes por semana até o Hospital Nelson Cornetet para que seus filhos sejam levados às terapias em Barra do Ribeiro. Mariana, mãe da Rayssa, precisará fazer o mesmo trajeto inclusive em dias de chuva. Já mães da Vera Cruz devem se deslocar com seus filhos até o posto de saúde da Columbia City.

O motivo da mudança, segundo informado, seria o atraso dos pacientes na chegada aos atendimentos. Mas, caso faltem a três sessões consecutivas, há risco de perderem a vaga. “Vou ser bem sincera. Com essa alteração, há mães que não terão condições de ir e vão acabar perdendo as vagas por conta disso. Nós não vamos conseguir chegar a tempo até esses pontos de saída. A gente precisa ter a certeza de que vai conseguir chegar na Barra”, disse Andressa.

Leia Também:

Elas se reuniram com a vice-prefeita Claudinha Jardim, na sede da Casa Solidária, no bairro Cohab-Santa Rita. Ela informou que deveria ocorrer uma reunião nesta semana com a Secretaria Municipal de Saúde para discutir a reorganização da rota. A reunião ocorreu nesta segunda-feira (29) e, segundo ela, a equipe vai avaliar algumas possibilidades.

A cidade possui 58 crianças e adolescentes atendidos na cidade vizinha e 16 em Charqueadas, pelo programa TEAcolhe RS. O programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul garante atendimento às necessidades específicas das pessoas com autismo, visando ao desenvolvimento pessoal, à inclusão social, ao exercício da cidadania e ao apoio às famílias.

Claudinha acrescentou ainda que o Executivo está em tratativas para que a APAE de Guaíba também ofereça os serviços do TEAcolhe, com recursos do governo estadual, o que facilitaria a rotina de diversas mães atípicas. Além disso, afirmou que pretende ampliar os atendimentos no Centro Educacional Integrado de Atendimento ao Autista de Guaíba (CEIAG), que já conta com mais de 300 pacientes. 

Comentários:

Veja também