Repórter Guaibense

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Notícias/Esporte

Atletas bolsistas de Guaíba dependem de transporte até a Sogipa, em Porto Alegre

Cauã Ribeiro, de 14 anos, é um dos 15 adolescentes que ganharam bolsa atleta vitalícia

Atletas bolsistas de Guaíba dependem de transporte até a Sogipa, em Porto Alegre
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

15 adolescentes de Guaíba ganharam bolsa atleta vitalícia de fomento ao esporte nas categorias de atletismo, judô e ginástica artística da Sogipa, em Porto Alegre, em setembro de 2022. A iniciativa é uma parceria entre a CMPC, a Sogipa e a Secretaria Municipal de Educação de Guaíba. Mas, desde o início deste ano, os estudantes não conseguem irem ao clube da zona norte de Porto Alegre devido a ausência de transporte.

O vereador Professor Luciano (Republicanos) apresentou na última terça-feira o requerimento que questionava ao poder público de como está a questão do deslocamento das crianças e adolescente que possuem a bolsa atleta da Sogipa. O compromisso da Prefeitura Municipal de Guaíba seria levar os atletas, ao menos, duas vezes na semana.

Enquanto isto, Cauã Ribeiro, de 14 anos, decaiu nas competições estaduais de atletismo depois de conquistar o segundo lugar em Teutônia, na região do Vale do Taquari, em 2022. Neste ano sequer conseguiu a classificação.

Leia Também:

"O rendimento não foi bom porque não houve treinamento suficiente. O próprio treinador diz que devemos ser o patrocinador na vida nos filhos, mas chegou um ponto que não tem para onde correr mais. Se tornou caro, pesado, em função do nosso trabalho que dificulta locomover o Cauã até a Sogipa", conta a mãe Andrissa. Segundo ela, outros estudantes ainda dependem da locomoção.

Cauã conta que desde quando era criança amava correr, gostava, se sentia livre com o vento batendo na sua cara. "Quando apareceu essa oportunidade de bolsa em atletismo fiquei muito feliz, muito mesmo, ao ponto de quase não conseguir dormir de tanta ansiedade. Fiquei muito feliz quando passei na peneira, de lavada né, e logo em seguida fui para competição. Mas agora estou muito triste devido a prefeitura não fornecer o ônibus que prometeu, eles colocaram um sonho no coração de umas crianças e agora estão removendo delas. Porque muitas pessoas se esforçam para conseguir essa bolsa e quando conseguem aparece a notícia que não poderão mais comparecer aos treinos por conta de transporte", diz.

A diretora municipal de Práticas Esportivas, Fernanda Pereira, esclarece que a prefeitura está em trâmites com os processos na busca pelo transporte dos alunos bolsistas para este ano desde fevereiro. Entraram com licitação, porém processo ultrapassou o orçamento previsto.

"Desde então, temos tentado parcerias com a própria CMPC e Sogipa na tentativa de reestruturar o projeto ou conseguir o transporte por eles. Enquanto isso, entrei com Processo Digital na tentativa de utilizar o microônibus que pertence a Assistência Social. Esta semana tivemos o parecer da nossa Procuradoria de que podemos utilizar o transporte mas teremos que enviar um PL para a Câmara com está solicitação. Os pais estão sendo informados sempre que há mudanças no processo. Última atualização foi dia 24 via áudio, relatando que tínhamos conseguido resolver a situação e que os filhos não perderiam a bolsa. E logo que o PL fosse aprovado teríamos o transporte", respondeu à reportagem.

Comentários:

Veja também