O vereador Airton Elegância (Podemos) deve ser eleito presidente da Câmara de Vereadores na próxima terça-feira (16). Ele protocolou o registro da chapa para concorrer à presidência do Legislativo em 2026, ao lado de João Caldas (PDT), como vice-presidente; Everton da Academia (PL), como secretário; e Gabi Panazzolo (MDB), como segunda secretária.
A chapa deve ser a única inscrita para a eleição, já que os vereadores da base governista firmaram acordo para a divisão da presidência até o fim da atual legislatura, em 2028.
O primeiro da composição foi o vereador João Collares, escolhido porque o PDT elegeu quatro vereadores neste ano e integra o partido do prefeito reeleito Marcelo Maranata. Everton da Academia (PL) deve assumir a presidência da Câmara em 2027, enquanto o vereador licenciado Ernani Chacrinha (MDB) deve voltar à Câmara para ocupar o cargo em 2028, já que as duas siglas têm duas cadeiras cada.
Airton está no segundo mandato como vereador e foi reeleito nas eleições municipais de 2024, com 1.112 votos. Empresário e natural de Guaíba, ele assumiu em 2023 o comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Comentários: