Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Saúde

Com baixa procura, Guaíba terá três pontos de vacinação contra pólio neste sábado

Somente 40% das crianças estão imunizadas da doença

Com baixa procura, Guaíba terá três pontos de vacinação contra pólio neste sábado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba terá três pontos estratégicos de vacinação contra poliomielite neste sábado (7).  O número é considerado baixo de crianças, de até 5 anos, que não se imunização da paralisia infantil ainda em 2020. A Campanha Nacional, que terminaria no último dia 30, foi prorrogada para 21 de novembro.

Equipes da Secretaria de Saúde estarão na Escola Carmen Alice Lavieguerre (CIEP), na Cohab; no Parque da Juventude, no Centro; e no estacionamento da loja Quero-Quero da Vila Iolanda - avenida Adão Foques, 724 - das 9h às 17h. É obrigatório a apresentação da carteirinha de vacinação.

A cidade está com 40% de cobertura vacinal para esta população. Para o coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio da Costa, vários são os fatores que levaram a esta baixa procura, e que historicamente os número estão sendo reduzidos a cada ano por as pessoas desconhecerem a doença.

Leia Também:

 - Guaíba optou no sentido der aumentar drasticamente esses números e ter um resultado mais forte. O nosso objetivo é vacinar cerca de 100% das crianças, é uma meta ambiciosa, mas não podemos brincar com a poliomielite. É uma doença muito séria, que pode levar a morte - destaca ele.

Desde 1990, o Brasil não detecta casos a e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Ele ainda frisa que não há o porquê retornar a aquele cenário, se a gente tem as medidas de prevenção, é gratuito, não se paga para ir se vacinar e toda sociedade, principalmente as crianças, só tem a ganhar com esse ato.

No cenário internacional, hoje existem dois países endêmicos para pólio: Paquistão e Afeganistão.

Os atendimentos ainda podem ser feitos nas unidades básicas de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h ás 12h e das 13h ás 17h. Podem ser nos postos da Vila Iolanda, Cohab, Columbia City e Centro, além da sala de pronto atendimento (Regional) e nas sedes de saúde da família da Nova Guaíba e Primavera. 

 

Comentários:

Veja também