Após 9 anos, Guaíba voltou a sediar um dos campeonatos de skate downhill mais tradicionais do sul do Brasil na tarde deste domingo (30). Mais de 60 atletas participaram da 3ª Taça de Longboard divididos nas categorias amador, feminino, open e gran masters.
O percurso partiu do Sítio Histórico e percorreu as ruas Dr. Lauro Azambuja e São José, até chegar à Av. Sete de Setembro, em frente à Câmara de Vereadores, onde os competidores cruzaram a linha de chegada.
Participaram atletas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como das cidades de Osório, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Bento Gonçalves e Florianópolis. Dez guaibenses foram destaques nas provas, como Rodrigo Careca, Robson Leão, Silvano Boneberg, Tiago Hass, Alisson Goulart, Vinicius Cattani e Felipe Terror.
O evento foi organizado pela associação Pé na Tábua, que foi reativada para fomentar a cultura do skate na cidade de Guaíba. "Guaíba tem um polo de atletas reconhecidos nacionalmente e mundialmente, como Danky Ovalhe, que já foi um dos dez atletas mais rápidos do mundo", disse a organizadora Ágapi Luz.
Segundo ela, uma das novas propostas da Pé na Tábua também é trabalhar o skate nos pequenos bairros da cidade com escolinhas para crianças e adolescentes, para difundir a cultura do skate, além da promoção de ações sociais que arrecadam alimentos e agasalhos para a população em vulnerabilidade social.
A direção da associação tem como presidente Rodrigo Garcia, com Ágapi Luz, Janaina Pedroso, Renan Bidica e João Onormal, e mais de 25 pessoas que trabalharam simultaneamente para o evento ocorrer.
Comentários: