Milhares de pessoas compareceram ao 1º Festival Guaíba de Dança no parque Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão). O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, contou com diversas apresentações artísticas de variadas partes do Rio Grande do Sul, que enalteceram a cidade como a capital nacional da dança neste sábado (2).
O coreógrafo Carlinhos de Jesus, do quadro Dança dos Famosos do Caldeirão Huck, da TV Globo, prestigiou o festival sendo parte do corpo de jurados e padrinho da primeira edição do evento.
"Hoje, secretário [de cultura e turismo, Ivo Schergl Jr.], me sinto muito orgulhoso e imensamente lisonjeado em estar aqui no primeiro Festival Guaíba de Dança. Com esse título de padrinho a minha responsabilidade aumenta, pois tenham a certeza que hoje estou aqui neste palco, que dançarei em outra edição, para olhar tantos talentos que Guaíba tem e que queremos exportar para o mundo. Porque à cada lugar deste mundo existe um bailarino brasileiro, e em grande companhias lá fora. Guaíba dá o ponta pé inicial, sendo a capital nacional da Dança", disse.
Para ele, a dança é essência da vida, a dança existe porque a vida não está completa e a dança veio para complementar toda a nossa existência.
"É uma missão muito grande toda vez que falamos de dança. Eu, no auge dos meus 69 anos, danço desde os quatro. Sempre tive a dança como das maiores referências da minha vida, cresci para ser médico, faço vestibular para Direito, me formo em Pedagogia e acabo dançando. A dança já estava no meu interior, na minhas mais profunda essência, sem que tu tivesse a consciência disto. Em tantos coisas que fiz na vida, a dança que me desperdou para a vida. A dança que libertou de paradigmas, de preconceitos, de uma série de coisas que me amarravam dentro de uma profissão que eu não queria, dentro de um pensamento que não era o meu", complementou.
O Festival teve mais de 50 apresentações artísticas durante a tarde e a noite no parque Coelhão, entre eles grupos de dança de Triunfo, Porto Alegre, Esteio, Alvorada, Caxias do Sul, Cachoerinha, Eldorado do Sul, Feliz, Gravataí e Bagé. De Guaíba se apresentaram o Studio Ballet AsNúcleo, Sincronia, João Rafael, escola Izaura Ibanez Paiva, grupo Interativa, Academia Coliseu, Academia Corpo e Forma e Estação dos Sonhos.
A artista independente Matheus Almeida dos Santos, o Sky Walk, de 25 anos, apresentou a coreografia do cantor e compositor Michael Jackson, também apelidado de "rei do pop".
"Era tudo que eu esperava, e mais um pouco. Estou feliz. Não tinha percebido o quando tinha de gente até o final da música, era muito nervosismo. Mas foi uma oportunidade única, pois nunca teve festival aqui na nossa cidade, e tendo o festival agora foi uma das coisas mais felizes da minha vida. E, como é um concurso de dança, nada mais justo em homenagear o rei da dança, o rei da dança tem que estar presente aqui com a gente", expressou.
O evento ainda contou com a feira dos autores guaibenses, feira de artesanato, exposição de fotografias de Maris Strege e seguiu até o domingo com a Multifeira Cultural, com show das bandas Vera Louca e Acústico e Valvulados.
Comentários: