Repórter Guaibense

Terça-feira, 19 de Maio de 2026

Notícias/Política

Câmara de Guaíba aprova projeto que proíbe músicas com conteúdo inadequado em escolas

A mesma proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre em dezembro de 2025

Câmara de Guaíba aprova projeto que proíbe músicas com conteúdo inadequado em escolas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou, na última terça-feira (12), o projeto de lei que proíbe músicas com conteúdo inadequado em escolas de Guaíba. De autoria do vereador Dr. João Collares (PDT), a proposta também veta esse tipo de conteúdo em eventos promovidos pelo poder público.

O texto estabelece que é dever da família, da sociedade e do Estado promover e proteger os direitos das crianças e adolescentes quanto à exposição a conteúdos inadequados, observando a classificação indicativa. Também destaca que, no ambiente escolar, a administração pública municipal tem o dever de proteger crianças e adolescentes, devendo estabelecer regras pedagógicas e disciplinares sobre o tema.

“Eu não sou contra o hip-hop e o funk, gosto muito dessas músicas, mas há determinadas canções que não são adequadas para crianças, pois fazem apologia ao crime, às drogas e à sexualidade”, justificou Collares.

Leia Também:

O projeto também prevê que escola e família busquem informações sobre a importância do papel mediador a ser exercido por pais e cuidadores diante da exposição e do acesso de crianças e adolescentes a conteúdos artísticos e midiáticos, além de atualização sobre ferramentas de filtragem e bloqueio de conteúdos digitais. Além disso, poderão observar a classificação indicativa e repassar às famílias informações sobre a faixa etária recomendada para conteúdos audiovisuais. A observância da classificação indicativa terá caráter informativo, orientador e preventivo.

O texto ressalta ainda que o projeto de lei não implica censura prévia, devendo ser respeitada a liberdade de expressão artística, cultural e intelectual. A mesma proposta foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre em dezembro de 2025, de autoria da vereadora Mariana Lescano (PP).

Comentários:

Veja também