Repórter Guaibense

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2026

Notícias/Cultura

Com três kikitos do Festival de Gramado, filme guaibense "Uma em Mil" estreia nos cinemas em dezembro; veja o trailer

O longa é dirigido pelos irmãos guaibenses Jonatas e Tiago Rubert

Com três kikitos do Festival de Gramado, filme guaibense
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Dirigido pelos irmãos guaibenses Jonatas e Tiago Rubert, o longa-metragem "Uma em Mil" estreia nos cinemas de todo o país em 3 de dezembro. O documentário, premiado em todos os festivais de cinema onde foi exibido, parte do convívio familiar para investigar as dinâmicas de autonomia e as estruturas sociais que impactam a vida de pessoas com síndrome de Down. A produtoras Faço Filmes, Seu Filme e Alata divulgaram o trailer oficial nesta semana.

O projeto apresenta duas gerações com a trissomia 21 dentro da mesma família: Tiago, codiretor do filme, e seu tio Cleber, que reside com a avó Olinda em Ibarama, município no interior do Rio Grande do Sul. Em contraste com a rotina no interior, a narrativa também acompanha a mãe dos diretores, Giselda, residente em Guaíba, evidenciando como os contextos regionais e sociais transformam as trajetórias e oportunidades de cada indivíduo.

A proposta de direção contrapõe o diagnóstico médico ao valor humano, questionando os conceitos de normalidade e desigualdade. "Somos dois irmãos, Jonatas com 36 anos e Tiago, que tem 27 anos e tem síndrome de Down. Estamos fazendo este filme para tentar entender quais são as diferenças que a deficiência intelectual faz emergir desde o ambiente familiar até a busca pela independência", pontuam os diretores Jonatas e Tiago Rubert. "Percebemos que o que é 'normal' para um de nós, muitas vezes não é para o outro. E aí nós nos perguntamos: o que é o 'normal'?”, refletem.

Leia Também:

Para traduzir essas percepções em linguagem de cinema, os realizadores apostaram em uma estética centrada no cotidiano e na intimidade dos personagens. "Visual e sonoramente, pensamos a partir da alteridade de cada personagem, com intuito de construir, no ambiente fílmico, as subjetividades destes mundos", acrescenta a direção. "Em um tom observacional e contemplativo do dia a dia familiar, construímos sensorialmente o máximo possível daquilo que só o outro pode experienciar por completo".

 

Assista:

 

Com trajetória iniciada no desenvolvimento via Lei Aldir Blanc e fomento pelo Edital FAC Filma RS e pela Lei Paulo Gustavo para sua produção, o projeto deriva da pesquisa que também originou o curta-metragem de animação "A Diferença entre Mongóis e Mongoloides" (2021), vencedor dos prêmios de direção, roteiro e direção de arte na Mostra Gaúcha do 50º Festival de Gramado. Já em seu circuito de festivais, "Uma em Mil" consagrou-se como o primeiro longa-metragem brasileiro codirigido por uma pessoa com síndrome de Down, acumulando prêmios e reconhecimentos no Brasil e no exterior. Foi premiado em todos os festivais de cinema onde foi exibido. 

A produção venceu o prêmio de Melhor Longa-Metragem na Mostra Novos Rumos no Festival do Rio, marcou presença na edição do Festival de Gramado, onde conquistou os prêmios de Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Montagem na Mostra Gaúcha, e no Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão, levou os prêmios de Melhor Filme do Júri Popular e Melhor Fotografia. Internacionalmente, o documentário recebeu Menção Honrosa no DOC.Coimbra, em Portugal, além de ser o único representante da América Latina entre os indicados ao All Inclusive Award no DOK.fest München, na Alemanha. A obra integrou ainda exibições em mostras como o FRAPA, o Festival Acessa BH, a Mostra ADENTRO e a Mostra.doc. 

Comentários:

Veja também