Dezenas de tradicionalistas do CTG Caudilho Guaibense participaram da Caminhada e Cavalgada pela Paz neste domingo (3) nas ruas do bairro Cohab, zona norte de Guaíba. A entidade tradicionalista realizou atividades alusivas à Semana da Paz, que celebra o fim da Guerra dos Farrapos ocorrido em 1845.
O evento teve a palestra da 1º prenda do Rio Grande do Sul, Ana Júlia dos Santos Fraga, e encerrou com almoço que arrecadou fundos para o reconstrução do galpão, totalmente destruído pelos ventos de mais de 100 km/h que atingiu a cidade em janeiro de 2022. Participaram também peões e prendas dos CTGS Porteira da Tradição, de Eldorado do Sul, Maragatos, de Porto Alegre, e Gomes Jardim, de Guaíba.
A Semana da Paz foi instituída no 42º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1997, através da proposta do radialista Milton Mendes de Souza. A iniciativa surge com o fim de celebrar a Paz de Ponche Verde, assinada em Dom Pedrito, e ocorre do dia 23 de fevereiro ao dia 1º de março, já que esta última é considerada a data em que foi anunciada a paz, dando fim à Guerra dos Farrapos.
Comentários: