Um dos maiores clubes de serviços do mundo, o Rotary completa, nesta terça-feira (23), 116 anos de história. É uma rede global de líderes comunitários que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas nas suas comunidades. Está presente em mais de 215 países, com 36.513 clubes e mais de 1 milhão de associados.
A principal campanha é a erradicação da poliomielite, há mais de 35 anos, fazendo um progresso incrível na luta contra a doença. Ajudaram a imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças contra a paralisia infantil em 122 países, representando uma redução de 99,9% no número de casos mundiais.
Em novembro do ano passado, Rotary Club de Guaíba realizou uma carreata para divulgação do Dia D de vacinação. A organização está presente na cidade desde 1956, formado por profissionais de diversas áreas de atuação afins de prestar serviço ao próximo. O maior lema é "Dar de Si Antes de Pensar em Si".
Nesta história de 64 anos na cidade, o clube é conhecido por diversos projetos para arrecadação financeira para o Projari, que atende diversas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com oficinas culturais, esportivas e de recreação no Bom Fim. A Noite Alemã é o principal evento, há quase 30 anos a festa germânica no clube Itapuí reúne anualmente centenas de guaibenses que, além de se divertirem, têm conhecimento que todos recursos são destinados para causas sociais. A Apae Guaíba e Avope também são beneficiadas.
Para o ex-presidente João Ovalhe, o Rotary é o que brota dentro do íntimo da cada um, que junto com demais pessoas vão realizando esses atos de servir. Ele é norteado pela prova quádrupla, que companheiros sempre se perguntam para si sobre o que querem fazer: É a verdade? É justo para todos os interessados? Criará boa vontade e melhores amizades Será benéfico para todos os interessados?
- Isto que deve nortear a vida do rotariano ou da rotariana, de todos nós que pertencemos à família rotária. Diante destas quatro afirmações tenho certeza que estamos no caminho e direção que o Rotary nos aponta. Isto é o Rotary, e claro que é muito maior que esta prova quadrupla - diz ele.
Ovalhe ainda destaca que para participar dessa organização tem que ter o desejo de servir, estar disposto a fazer trabalhos em prol do voluntariado. "Nossos clubes são abertos, qualquer um pode participar desde que tenha essa intensão", explica.
O Interact é um dos programas da organização, composto por jovens de 12 a 18 anos que tenham objetivos de desenvolverem as suas lideranças e também promoverem projetos comunitários. São 15.624 clubes em quase 150 países.
O de Guaíba foi reestruturado no meio da pandemia de coronavírus, em junho do ano passado. Antes, desde 1995, o clube na cidade já tinha desenvolvido diversas ações, como gincanas estudantis, concursos de redação em escolas, visitas em asilos e creches comunitárias e arrecadação de cestas básicas. A atual presidente Luma Rosa conta que, diante de todos desafios que houveram na pandemia, o reativação do Interact veio com certeza de uma forma bem positiva. Pois é um grupo de jovens com uma união muito forte, que realmente vai ajudar muito Guaíba.
- É o início de nós em uma longa jornada no Rotary, acredito que vai ser uma experiência muito boa que vai nos proporcionar maravilhosos caminhos - relatou ela.
Para mais informações sobre Interact e Rotary pode seguir nas redes sociais ou contatar aqui mesmo no Repórter Guaibense.