Repórter Guaibense

Terça-feira, 26 de Maio de 2026

Notícias/Educação

Encontro prepara escolas estaduais para realização dos “Estudos de Recuperação”

"Estudos de Recuperação" ocorrem de 8 a 17 de fevereiro

Encontro prepara escolas estaduais para realização dos “Estudos de Recuperação”
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Diretores e vice-diretores das escolas estaduais de Guaíba participaram do encontro de mobilização para preparação dos "Estudos de Recuperação", na manhã desta terça-feira (31), no Instituto Gomes Jardim. 

Os “Estudos de Recuperação” ocorrem de 8 a 17 de fevereiro, com os alunos que apresentaram resultado inferior à média anual ou com frequência menor que 75%. Durante o mês de dezembro, os que não foram aprovados receberam seu Plano de Estudos de Recuperação personalizado, com a indicação das aprendizagens que precisam ser recuperadas para a continuidade da vida escolar e avanço de ano/série dos estudantes, quando aprovados.

"Precisamos planejar e olhar para esses 'Estudos de Recuperação' aluno a aluno, de 8 a 17 de fevereiro, quando a gente pretende que todas essas crianças que estavam fora da escola, deixaram os estudos e estariam reprovadas retornem para terem uma nova oportunidade de serem reavaliadas", diz Cátia Rosa, chefe da Divisão do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação.

Leia Também:

Ela acredita que ainda há um resquício de alunos que não foram alfabetizados e que não consolidaram suas aprendizagens durante a pandemia. "2022 foi um ano de retorno com tantas questões que abalaram essas famílias e essas crianças, então precisamos um período a mais para esses alunos que terão uma olhar diferenciado. Acreditamos muito que esses 'Estudos de Recuperação' irão contemplar os aspectos que estamos trazendo como prioridade, que é recuperar as habitualidades prioritárias para que esses estudantes continuem a cursar a série seguinte", afirma.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, avalia que os Estudos de Recuperação representam uma nova oportunidade para consolidar as aprendizagens, considerando a singularidade de cada estudante e a diversidade das causas determinantes das situações de recuperação.

“As oportunidades na escola são as mais importantes da vida dos estudantes. É preciso um olhar diferenciado para cada um deles. O contexto da pandemia já criou uma redução das competências cognitivas e socioemocionais e se torna necessário avaliar os impactos sociais e socioeconômicos destes alunos no seu desenvolvimento pessoal e em seu futuro profissional”, destaca.

 

Sobre os Estudos de Recuperação

Os estudantes que ficarem em recuperação não desenvolveram plenamente as habilidades e competências estabelecidas no Planejamento Anual ano de 2022 e, por isso, terão direito a um período para “Estudos de Recuperação” e oportunidade de avaliação das aprendizagens.

Para isso, foi apontado no Conselho de Classe do 4º bimestre de 2022 quais as habilidades, competências e conteúdo de cada componente curricular que deverão ser retomadas no período de “Estudos de Recuperação”. O estudante recebeu, ao final do ano letivo, com seu boletim de desempenho, o Plano de Estudos de Recuperação, com o que precisa desenvolver para a continuidade dos seus estudos.

Comentários:

Veja também